Notícias

Clubes dão uma pausa no Brasileiro da Série C para iniciarem, no próximo sábado, a final do Estadual

Paraibano 2022: Belo e Raposa treinam para a decisão

publicado: 10/05/2022 09h44, última modificação: 10/05/2022 09h44
IMG-20220507-WA0161.jpg

Foto: Guilherme Drovas

por Ivo Marques*

Botafogo e Campinense comemoram a semana livre de treinos, sem jogos, antes da primeira partida da decisão do Campeonato Paraibano de 2022. Sábado, às 16 horas, as duas equipes se enfrentam, nos primeiros 90 minutos da grande final entre os clubes de melhores campanhas em toda a competição. A segunda partida será disputada no outro final de semana, em Campina Grande, no Amigão.

As duas equipes têm programações um pouco diferentes. O Botafogo já voltou aos treinos nesta segunda-feira pela manhã. Hoje, treina nos dois expedientes, na quarta e quinta-feiras, somente no turno da tarde e encerra as atividades para o clássico, na sexta-feira pela manhã. Já o Campinense recomeça os treinos no período da tarde e, em dois expedientes, só a partir de amanhã. Na quinta e sexta-feiras o treino será apenas no período da manhã.

Série C

Botafogo e Campinense tiveram situações opostas na rodada do final de semana da Série C do Campeonato Brasileiro, e, inclusive houve uma troca de posições entre as duas equipes. O Belo começou a rodada fora da zona de classificação, mas conseguiu uma vitória em casa sobre o Altos por 2 a 1 e voltou ao G8, na quinta colocação, agora com 9 pontos ganhos, fruto de três vitórias no Almeidão. O técnico Gerson Gusmão gostou muito do comportamento da equipe no jogo do último sábado, sobretudo no primeiro tempo.

“Nós fizemos um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo tivemos algumas dificuldades na marcação durante os primeiros 20 minutos de jogo. Depois, voltamos a jogar e vieram as expulsões que prejudicaram a equipe. Nós mesmos criamos uma situação ruim e vou conversar com o elenco sobre isto, que não pode acontecer e quase comprometeu a nossa vitória”, afirmou.

Sobre a final contra o Campinense, o treinador acha que o time estará mais forte com a presença de alguns atletas que estavam se recuperando de lesões e comemorou a semana inteira para deixar o time pronto para a decisão.

“É um jogo muito importante para nós. Temos que viver intensamente esta partida, durante esta semana. Primeiro descansar e recuperar alguns jogadores, que me dará mais opções, e segundo começar a treinar em cima do que vamos ter pela frente no sábado. Respeito muito o adversário que está muito bem, mas vamos trabalhar para fazer um resultado positivo na nossa casa, para encaminhar o título. Essa vitória contra o Altos veio em boa hora e deu mais motivação ao elenco e ao nosso torcedor”, concluiu Gerson Gusmão.

O Botafogo tem vários jogadores que não jogaram na partida passada, que podem aparecer, como o lateral esquerdo Bruno Ré, o volante Pablo, o zagueiro Johnatan, o volante Ratinho, o lateral esquerdo Lucas Gabriel, além dos novatos Vitor Golas e Philipe.

Já a Raposa perdeu para o líder Mirassol, em São Paulo, por 1 a 0, e caiu do G8. O rubro-negro agora é o décimo colocado, com sete pontos, e precisa vencer na próxima rodada para se manter na zona de classificação. O técnico Ranielle Ribeiro considerou normal a derrota e acha que o resultado poderia ter sido diferente.

“ É difícil a assimilação de uma derrota. Nós tivemos um primeiro tempo muito competitivo, na parte defensiva e na ofensiva também. No segundo tempo, o adversário veio com mais imposição, com uma busca maior pela vitória, com uma equipe muito técnica, líder da competição. Mas, o gol que tomamos no final, foi uma falta de concentração, assim como aconteceu contra o ABC. Nós trabalhamos essa jogada defensiva durante a semana e acabamos levando o gol exatamente no que tínhamos treinado”, disse o treinador.

Sobre a final, Ranielle Ribeiro promete um time muito competitivo buscando uma vitória logo nessa partida do Almeidão. “Vamos aproveitar a semana para treinar e fazer um jogo muito forte no sábado. Vamos em busca de construir o resultado que precisamos para conquistar o título”, afirmou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de maio de 2022