Marcos Lima
O atleta da Associação Paraibana de Cegos (Apace), Severino Gabriel da Silva, popularmente conhecido como “Bill”, com várias passagens pela Seleção Brasileira de Futebol de 5, foi cortado do elenco que representará o País, a partir do próximo dia 7, dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O ala teve 40% do músculo da coxa direita rompido após uma dividida durante um treino na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos – Andef, Niterói/RJ, onde a equipe finaliza as atividades antes de chegar à Vila Paralímpica.
Para o lugar de “Bill”, o técnico Fábio Luiz Ribeiro Vasconcellos, que também é paraibano, convocou outro conterrâneo, o paraibano Marquinhos, considerado o jogador mais vitorioso com a amarelinha. Marquinhos irá disputar a sua quarta Paralimpíada aos 34 anos. Na conquista do segundo ouro do Brasil, o ala foi o herói ao marcar o gol da vitória brasileira na final contra China (2 a 1), quando restavam apenas 35 segundos para o fim do jogo.
“Bill” lamentou muito a lesão e o fato de ficar de fora de mais uma Paralimpíada. A direção da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais afirmou ter sido uma perda grande para o elenco, uma vez que Severino Gabriel era peça principal no time montado pelo treinador Fábio. O substituto de “Bill” já está incorporado ao grupo brasileiro de Futebol de 5.
Até o próximo sábado, dia 3, a Seleção Brasileira de Futebol de 5 segue treinando na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef-RJ). No domingo, 4, seguirá para a Vila Paralímpica.
Além de Fábio Luiz (treinador) e agora Marquinho, outros três paraibanos integram a Seleção Paralímpica de Futebol de 5 do Brasil. são eles Luan de Lacerda Gonçalves (goleiro), que atua na Agafuc-RS, Damião Robson de Souza Ramos (fixo), da Apace-PB e Jordan Soares dos Santos , da Apadevi–PB.