Notícias

TAEKWONDO

Paraibano integra equipe campeã

publicado: 11/12/2024 09h41, última modificação: 11/12/2024 09h42
Reprodução  World Taekwondo.png

Netinho é um dos membros da equipe brasileira, que conquistou o ouro ao derrotar os anfitriões, na China | Foto: Reprodução/World Taekwondo

O Brasil conquistou, na madrugada de ontem, o título da Copa do Mundo de taekwondo por equipes, disputada em Wuxi, na China. O time brasileiro, composto pelo paraibano Edival Pontes, o Netinho; Henrique Marques Milena Titoneli; Maria Clara Pacheco e Luiz Aquino, derrotou os anfitriões, que eram os atuais campeões, na final.

Ao todo, sete equipes disputaram a Copa do Mundo de taekwondo. Além do Brasil, que ficou com o ouro, e da China, que foi prata, o Uzbequistão completou o pódio ao conquistar o bronze.

Os confrontos foram disputados no sistema melhor de três com cada rodada realizada no formato de luta de duplas. Em sua campanha para chegar ao título, o Brasil venceu a Austrália, por 2 a 0 nas quartas de final; a Coreia do Sul por 2 a 1, na semifinal; e a China por 2 a 0 na decisão.

Atuais campeões, os chineses só estrearam na semifinal, fase em que derrotaram o Uzbequistão para chegar à final. Na decisão, entretanto, a equipe formada por Jiani Xing, Mengyu Zhang, Shunan Xiao, Chenming Xiao, Qizhang Xiang e Mingkuan Meng não foi páreo para o Brasil, que conquistou a medalha de ouro da Copa do Mundo por equipes de taekwondo.

Feruza Sadikova, Gulsanam Alijonova, Diyorbek Tukhliboev, Jasurbek Jaysunov e Shukhrat Salaev conquistaram o bronze para o Uzbequistão com a vitória sobre a Coreia do Sul.

A Copa do Mundo por equipes de taekwondo aconteceu em Wuxi dois dias depois do final do Grand Slam Challenge, que teve Maria Clara Pacheco como grande destaque do Brasil ao conquistar a medalha de bronze no domingo (8).

Mais um pódio para Netinho

A medalha da Copa do Mundo foi mais uma de muitas já conquistadas por Netinho em competições internacionais. Na edição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, por exemplo, na qual o Brasil ocupou a 20º colocação do quadro geral de medalhas (três ouros, sete pratas e 10 bronzes), o paraibano foi um dos responsáveis por levar o país verde-amarelo ao pódio, ao vencer o espanhol Javier Pérez Polo na disputa pelo bronze, na categoria até 68 kg.

Naquela ocasião, a primeira medalha olímpica do pessoense se juntava a outras já conquistadas, como a prata no Mundial, em 2022, quatro medalhas em Grand Prix; e dois ouros em Jogos Pan-Americanos: um no individual, em Lima-2019, e outro no torneio por equipes, em Santiago-2023, ao lado de Paulo Melo e Maicon Andrade.

A história vitoriosa de Netinho no taekwondo começou a ser escrita ainda na infância, aos sete anos, quando conheceu esse esporte em João Pessoa, mais precisamente no Bairro do Rangel, onde nasceu e cresceu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de dezembro de 2024.