wrestling

Paraibano lidera o ranking nacional

publicado: 13/12/2023 09h26, última modificação: 13/12/2023 09h26
Diagnosticado com autismo e TDAH, Auzueres Neto vem se destacando na categoria infantil acima de 50kg
1 | 1
Auzueres exibe com muito orgulho a bandeira da Paraíba ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Infantil disputado em São José dos Campos, interior de SP - Foto: Arquivo pessoal
auzeres.jpg

por João Thiago*

A Emanuelly não sabia o que fazer com o filho, que, cheio de energia, dava um trabalho danado. Diagnosticado com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ele tinha quatro anos de idade. Ela não imaginava que, oito anos depois do diagnóstico e de ela colocá-lo em aulas de judô, Auzueres Severino de Santana Neto seria o primeiro no ranking brasileiro de luta olímpica na categoria infantil acima de 50 quilos, campeão paraibano e brasileiro. O menino que dava trabalho agora dá medalhas, e orgulho para a mãe, que ainda se desdobra para que ele possa exercer o sonho de viver da luta. “A gente corre atrás de patrocínio, de dinheiro, para que ele possa viajar, ir atrás dos títulos. Foi vendendo água na praia que a gente conseguiu dinheiro para ele ir para o Campeonato Brasileiro Infantil de Wrestling”, lembra a mãe, Emanuelly Santana.

Auzueres foi diagnosticado aos quatro anos e logo o médico indicou o judô para tentar controlar a energia. Aos seis o menino começou no jiu-jitsu. Depois, aos onze, encontrou a luta olímpica, o wrestling, onde se desenvolveu nos dois principais estilos: o livre e a luta greco-romana. Agregou os conhecimentos que aprendeu em cada uma das modalidades, ampliando seu leque de técnicas.

“O judô me agrega velocidade durante as lutas, além de deixar minha base fortalecida, o que é essencial no wrestling, já que se o adversário precisa me tirar do chão. Já o jiu-jitsu traz as pegadas diferenciadas das pernas, trabalha minha criatividade. Tudo anda junto, todas as lutas me ajudam sempre”, explica o jovem atleta.

Campeonato Brasileiro

Foi com o conhecimento das três modalidades que ele foi para o Campeonato Brasileiro infantil de Wrestling, que aconteceu em São José dos Campos, no interior de São Paulo, entre os dias 8 e 10 deste mês. Trouxe o ouro, estabeleceu-se em primeiro lugar no ranking nacional e é considerado um dos atletas mais promissores do país no esporte. A campanha não foi fácil, mas ele conseguiu as vitórias de que precisava para vencer o torneio e permanecer na liderança do ranking nacional.

“Estou orgulhoso de mim mesmo por estar trazendo este título para a Paraíba. Muito bom representar meu estado neste campeonato, nesta oportunidade. Espero ter outras chances como esta, pois sempre que puder vou oferecer o meu melhor”, afirmou o lutador. Dentro do torneio, a segunda luta foi a mais difícil. Auzueres ia enfrentar um adversário muito mais alto que ele, o que era bastante desafiador para o jovem. Aí entrou o hiperfoco e o jeito metódico do jovem. “Eu parei para estudar ele durante as lutas. A partir daí eu comecei a desenvolver uma estratégia para vencê-lo. Sempre que eu vejo que algo pode me desafiar mais do que o normal eu busco estudar aquilo. Sabendo como ele lutava eu consegui vencê-lo”, conta.

Algumas lutas se lutam fora dos tatames, e para Auzueres isso é uma realidade. No entanto, mesmo estas lutas é possível vencer. Com o Campeonato Brasileiro, ele pode lutar pelo direito de receber o Bolsa Atleta, recurso financeiro que possibilita ao jovem focar no esporte ao invés de vender água pelas ruas. “O esporte transformou a vida do meu filho, mas os desafios continuam. Quero que ele cresça para se tornar aquilo que ele pode, aquilo que ele quer”, conclui a mãe, orgulhosa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de dezembro de 2023.