Notícias

futebol

Paraibano Sub-13 terá a sua 1ª edição

publicado: 24/10/2025 09h20, última modificação: 24/10/2025 09h20
Competição contará com 35 clubes, divididos em sete grupos de cinco nas regiões do Sertão, Brejo, Agreste e Litoral 1, 2, 3 e 4
Foto Rafael Costa Treze.jpeg

Campeonato Sub-13 vai começar no dia 15 de novembro | Foto: Rafael Costa/Treze

por Redação*

Pela primeira vez na história, o futebol paraibano terá um torneio de base da categoria masculina Sub-13. A iniciativa foi anunciada, na última quarta-feira (22), pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), com o objetivo de ampliar o desenvolvimento do futebol de base local. A competição, prevista para iniciar dia 15 de novembro, contará com a participação de 35 equipes de todas as regiões do estado.

Num Conselho Técnico, realizado na sede da FPF, foram definidas a fórmula de disputa e o regulamento do torneio, que chega como a mais nova competição do calendário estadual. Os 35 times foram divididos em sete grupos, com cinco times em cada um. Avançarão para a segunda fase os dois melhores colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral. 

Dirigentes da FPF e dos clubes, durante Conselho Técnico | Foto: Divulgação/FPF

As fases eliminatórias serão disputadas em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha. Uma novidade do certame é a disputa de pênaltis valendo um ponto extra, durante toda a fase de grupos. As penalidades acontecerão independente do resultado no tempo normal.

Estarão na fase de grupos da competição tradicionais equipes da Paraíba, com destaque para o Treze e Auto Esporte. De acordo com Zoroastro Ferreira, supervisor das categorias de base do Galo da Borborema, a presença do Alvinegro de Campina Grande na competição é um passo fundamental para o fomento do esporte na região e para a identificação de novos valores que, futuramente, poderão integrar as equipes profissionais do clube.

“Nossa participação no Campeonato Paraibano Sub--13 é um reflexo da importância que damos à nossa base, pois acreditamos que investir nos jovens é o caminho para construir um futuro sólido para o Treze e para o futebol paraibano. Queremos oferecer a esses meninos a oportunidade de crescerem como atletas e como cidadãos, vestindo com orgulho a camisa do Galo da Borborema “, afirmou Zoroastro Ferreira.

Também jogarão o torneio de base agremiações com conquistas e resultados expressivos recentes, tais como: Confiança, Mixto, VF4 e CSP. “Temos trabalhado para criar mais competições para o calendário do futebol paraibano. E é isso, sentimento de gratidão, sentimento de felicidade. Que façamos mais uma brilhante competição, agora, no Campeonato Paraibano Sub-13”, destacou o diretor de Competições da FPF, Gustavo Trindade.

“É preciso agradecer imensamente à presidenta Michelle Ramalho pela realização dessa competição. Ela tem mostrado, cada vez mais, o seu compromisso com o fomento do futebol paraibano”, completou o gestor.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de Outubro de 2025.