Pela primeira vez na história, o futebol paraibano terá um torneio de base da categoria masculina Sub-13. A iniciativa foi anunciada, na última quarta-feira (22), pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), com o objetivo de ampliar o desenvolvimento do futebol de base local. A competição, prevista para iniciar dia 15 de novembro, contará com a participação de 35 equipes de todas as regiões do estado.
Num Conselho Técnico, realizado na sede da FPF, foram definidas a fórmula de disputa e o regulamento do torneio, que chega como a mais nova competição do calendário estadual. Os 35 times foram divididos em sete grupos, com cinco times em cada um. Avançarão para a segunda fase os dois melhores colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral.
As fases eliminatórias serão disputadas em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha. Uma novidade do certame é a disputa de pênaltis valendo um ponto extra, durante toda a fase de grupos. As penalidades acontecerão independente do resultado no tempo normal.
Estarão na fase de grupos da competição tradicionais equipes da Paraíba, com destaque para o Treze e Auto Esporte. De acordo com Zoroastro Ferreira, supervisor das categorias de base do Galo da Borborema, a presença do Alvinegro de Campina Grande na competição é um passo fundamental para o fomento do esporte na região e para a identificação de novos valores que, futuramente, poderão integrar as equipes profissionais do clube.
“Nossa participação no Campeonato Paraibano Sub--13 é um reflexo da importância que damos à nossa base, pois acreditamos que investir nos jovens é o caminho para construir um futuro sólido para o Treze e para o futebol paraibano. Queremos oferecer a esses meninos a oportunidade de crescerem como atletas e como cidadãos, vestindo com orgulho a camisa do Galo da Borborema “, afirmou Zoroastro Ferreira.
Também jogarão o torneio de base agremiações com conquistas e resultados expressivos recentes, tais como: Confiança, Mixto, VF4 e CSP. “Temos trabalhado para criar mais competições para o calendário do futebol paraibano. E é isso, sentimento de gratidão, sentimento de felicidade. Que façamos mais uma brilhante competição, agora, no Campeonato Paraibano Sub-13”, destacou o diretor de Competições da FPF, Gustavo Trindade.
“É preciso agradecer imensamente à presidenta Michelle Ramalho pela realização dessa competição. Ela tem mostrado, cada vez mais, o seu compromisso com o fomento do futebol paraibano”, completou o gestor.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de Outubro de 2025.
