NATAÇÃO

Paraibanos conquistam 143 medalhas

publicado: 22/05/2024 09h16, última modificação: 22/05/2024 09h16
Grêmio Olímpico Vila Parahyba trouxe 39 de ouro, 59 de prata e 39 de bronque e ficou com o 3º lugar do ranking geral
ae2a8211bc963905503663a861587b02.jpeg

O 3º lugar no ranking geral foi considerado importantíssimo pelos atletas de natação do Grêmio Olímpico Vila Olímpica Parahyba, na disputa nacional em Fortaleza | Foto: Divulgação

por Camilla Barbosa*

A Paraíba fez bonito na natação na Copa Nordeste XXVI Troféu Sérgio Silva 2024, que foi disputada na última semana, entre os dias 16 e 18, em Fortaleza, capital do Ceará. A equipe do Grêmio Olímpico Vila Parahyba, de João Pessoa, conquistou 143 medalhas, sendo 39 ouros, 59 pratas e 39 bronzes, o que a colocou no 3o lugar do ranking geral.

A equipe paraibana, que ficou em 3o lugar na edição do ano passado, conseguiu resgatar o primeiro lugar conquistado pela última vez em 2022. Além disso, somou 6.895,00 pontos ao longo dos três dias da competição e desbancou outras equipes fortes como a AABB-Recife e o Yacht Clube da Bahia, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

O regional é a competição mais importante do primeiro semestre. Neste ano, ele reuniu 46 clubes inscritos e mais de 500 atletas acima de 13 anos de todo o Nordeste em solo cearense. O Grêmio Olímpica Vila Parahyba levou 49 atletas, teve cinco recordes atingidos, além de contar com quatro integrantes sendo premiados com troféus eficiência, destinados aos participantes que mais vezes subiram ao pódio em cada categoria.

Isabela Garcia ganhou seis medalhas de ouro, duas de prata e o Troféu Eficiência Júnior | Foto: Arquivo Pessoa

Uma dessas atletas foi Isabela Garcia, que trouxe para casa seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze na categoria Junior. Ela, que tem 17 anos, participa do Regional desde os 13 anos, mas começou a competir na natação de alto rendimento ainda aos 10 anos. Em Fortaleza, marcou 247,00 pontos, a segunda melhor pontuação geral de atletas, atingiu dois recordes e foi a que mais subiu ao pódio pela Vila Parahyba. “Foi a mais memorável e a mais animada competição que eu já participei na minha vida”, descreveu ela.

“É bom levar o nome da Paraíba, a gente sabe que também é uma responsabilidade um pouquinho grande carregar esse nome, mas eu estou feliz por estar conseguindo trazer medalhas cada vez mais, tanto nos campeonatos do Nordeste, quanto nos nacionais”, expressou Isabela.

A atleta agora se prepara para participar do Campeonato Brasileiro de Natação, em junho, e do Troféu Walter Figueiredo, em setembro, em Manaus. Ela aponta o carinho familiar como crucial para superar a distância dos locais das competições e os desgastes físicos.“A família é um apoio essencial, eu viajo pra longe, como vai ser pra Manaus, mas tem sido tranquilo, já tenho me acostumado a ficar um pouquinho longe dela”, explicou.

Para chegar bem às competições, a nadadora treina durante as tardes de segunda-feira a sábado, e em épocas próximas aos torneios, também às 5h da manhã. Segundo ela, essa é a parte mais difícil do esporte praticado. “Você treinar bem e todos os dias é um desafio, porque não basta você só estar lá, você tem que treinar no seu limite todos os dias”, disse.

Apesar da pouca idade, Isabela já vislumbra sonhos ainda mais promissores para seu futuro na natação. “Chegar ao topo nos campeonatos nacionais e participar das Olimpíadas” são os dois maiores objetivos da jovem atleta. Quando perguntada sobre como equilibrar a prática e a participação em competições de natação com os estudos, a acadêmica de Educação Física afirma: “com organização, tudo dá certo”.

Além do Grêmio Olímpico Vila Parahyba, a Paraíba também foi representada pelo Clube dos Oficiais da Polícia Militar na Copa Nordeste XXVI Troféu Sérgio Silva 2024. A equipe conquistou 76 medalhas, sendo 12 de ouro, 17 de prata e 15 de bronze, e terminou a competição ocupando o sexto lugar geral, com 1.914 pontos marcados.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de maio de 2024.