Notícias

saltos ornamentais

Paraibanos destacam-se em Brasília

publicado: 26/11/2025 09h25, última modificação: 26/11/2025 09h25
Atletas conquistam 25 medalhas, sendo 11 de ouro, oito de prata e seis de bronze, na Copinha e no Brasileiro
WhatsApp Image 2025-11-25 at 10.24.29.jpeg

Edmundo Vergara e Bruna Brunnet com os atletas medalhistas em Brasília | Foto: Arquivo pessoal

por Camilla Barbosa*

A equipe de saltos ornamentais da Vila Olímpica Parahyba voltou de Brasília com ótimos resultados conquistados na Copinha Brasil e no Campeonato Brasileiro Infantil, ambos realizados pela Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO), na última semana. O grupo, composto por 13 atletas (12 meninas e uma menino), de 7 a 13 anos de idade, foi acompanhado pelos técnicos Edmundo Vergara e por Bruna Brunnett Vasconcelos.

Os representantes estaduais nas piscinas da capital brasileira foram Rian Cantisani, Maria Peregrino, Gabriela Câmara, Maria Helena, Luma Ramalho, Luiza Canesi, Laura Cantisani, Maria Troiam, Maria Emília, Rayanne Lima, Lua Vahdat, Elyasha Rafaela e Eva Mariah.  Lá, o time paraibano disputou 15 provas, e somou 25 medalhas conquistadas, sendo 11 ouros, oito pratas e seis bronze.

As competições foram responsáveis por encerrar a temporada anual do conjunto da Vila Olímpica Parahyba, que só voltará a treinar no início de 2026. Para o técnico Edmundo Vergara, o desempenho alcançado nos eventos confirmou a ascensão paraibana na modalidade e sacramentou a trajetória de treinamentos intensos desempenhada durante todo o ano.

“Com as conquistas dos nossos atletas, podemos confirmar a força do saltos ornamentais da Paraíba; nós conquistamos o terceiro lugar por equipes no Brasil e ainda tivemos a Maria Emília como a melhor atleta da competição no feminino, ela que venceu três provas e se tornou bicampeã brasileira. Então, estamos muito satisfeitos com o rendimento de todos os atletas, pois treinamos muito durante o ano”, iniciou Vergara.

“Nós tivemos também a atleta Maria Peregrino que se tornou campeã brasileira em duas provas e uma delas com a Maria Emília, desbancando as adversárias favoritas da prova. Com o sentimento de dever cumprido, terminamos um ano vitorioso para nossa modalidade; agora, o descanso se faz necessário para renovarmos as energias, visando o próximo ano”, acrescentou o técnico.

Vale destacar que, durante a atual temporada da modalidade, o grupo estadual já havia conquistado outros feitos de grande dimensão. Um deles, foi a conquista de um pódio internacional por meio da atleta Maria Emília Gomes Vaz, de 11 anos, que venceu o Campeonato Pan-Americano Infantil, realizado na Colômbia.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de novembro de 2025.