Começa hoje e vai até o domingo (23) o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Juniores, em Araucária, no Paraná. Na competição organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a Paraíba será representada pelos atletas Jhonatas Ferreira, Ana Cláudia e Maria Thalita, que estão sendo acompanhados de perto pela presidente da Federação Paraibana de Ciclismo (FPC), Marinez Leite.
O evento, considerado o mais importante da temporada nacional, terá provas de estrada (resistência) e contrarrelógio para as categorias Infantojuvenil (12–14 anos), Juvenil (15–16 anos) e Júnior (17–18 anos), e reunirá os melhores atletas de base do país.
De acordo com a programação, hoje, das 8h às 15h, será realizada a prova de contrarrelógio individual; amanhã, das 8h às 14h30, é a vez da disputa de estrada Infantojuvenil (55 km para homens e 33 km para mulheres), além da Juvenil (55 km) e da Júnior (77 km), ambas femininas. No domingo (23), também das 8h às 14h30, serão realizadas as provas masculinas do Juvenil (77 km) e do Júnior (99 km).
Marinez Leite, presidente da FPC, explica os critérios de convocação para a equipe paraibana. “Maria Thalita, em agosto, participou da Copa Norte e Nordeste e trouxe três medalhas para a Paraíba, e, recentemente, ela foi para o Jogos Escolares e foi quarta colocada no Brasil. Já a Ana Cláudia também esteve na copa e trouxe três medalhas para a Paraíba, lá no Acre, no mês de agosto, e também foi para os Jogos Escolares e trouxe medalha de prata para a Paraíba. No caso do Jhonatas Ferreira, a gente também fez essa provocação, porque ele também tem a quarta colocação no ranking nacional da sua categoria”, disse.
Para a dirigente, a complexidade da competição só reforça o alto nível técnico dos ciclistas paraibanos participantes. “Para você ter noção, Thalita e Ana Cláudia são as únicas atletas do Nordeste. Podemos dizer que elas representam o Nordeste aqui. No masculino, nós temos mais atletas. Temos um do Ceará, um da Bahia e um da Paraíba. Então, de certa forma, nosso estado está representando praticamente o Nordeste inteiro nessa competição, que é onde vão estar os melhores atletas do Brasil, no maior evento da modalidade”, ressalta Marinez.
Calendário
Das competições previstas no calendário da FPC para 2025, restam apenas duas. A penúltima, o 10o Desafio Pedra de Santo Antônio, será realizada neste fim de semana (sábado e domingo), no município de Fagundes, localizado na Região Metropolitana de Campina Grande.
A última prova do ano será a tradicional Maratona de MTB Cabra da Peste, que neste ano chega à 15a edição. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e, devido ao seu caráter de ampla relevância para a modalidade, contará com ciclistas de todo o país. “É uma prova muito tradicional e é uma prova também que já tem inscritos de todo o Brasil. Lá nós vamos ter a maior pontuação do ranking nacional, então, por isso, nós teremos atletas da Bahia, do Ceará, de São Paulo, do Rio, que já confirmaram inscrição na prova”, explica a presidente da federação estadual.
Eleições da FPC
A FPC convocou uma Assembleia Geral para a realização das eleições da nova diretoria e do conselho fiscal. O pleito acontecerá no dia 27 de novembro, na Rua Severino Linhares Pordeus, nº 79, Jardim Oceania, em João Pessoa, a partir das 19h. De acordo com o comunicado divulgado no perfil da entidade no Instagram, somente os clubes regularmente filiados e adimplentes junto à ela terão direito a voto. A atual gestão, encabeçada por Marinez Leite, tentará a reeleição.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de novembro de 2025.