O Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20 começa nesta sexta-feira (31) e vai até o domingo (2), no Estádio de La Videna, em Lima, no Peru. A competição contará com a participação de dois paraibanos, Vinicius Oliveira e Wanda Silva, que disputarão, respectivamente, provas de 5.000 m e de salto em distância.
A Seleção Brasileira terá 62 atletas, sendo 31 mulheres e 31 homens, os quais vão em busca de medalhas e da manutenção da hegemonia no continente sul-americano. Ontem e hoje, antes de viajarem ao país-sede da competição, os esportistas do Brasil estão reunidos em um camping, em Bragança Paulista, em São Paulo.
Vinícius classificou-se por meio da conquista do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, em setembro, quando terminou a prova de 5.000 m rasos no tempo de 15’12”36, no Recife, em Pernambuco. “A preparação foi muito boa, consegui aproveitar. Tive seis semanas depois do Brasileiro, então, treinei bastante, principalmente velocidade também, para chegar bem na competição. A expectativa está muito boa, tem muito atleta forte, mas sinto que fiz um bom treinamento nessas seis semanas e a expectativa é chegar lá e fazer um grande resultado”, garante o velocista.

- Vinicius Oliveira venceu o Brasileiro Interclubes Sub-20 e correrá prova dos 5.000 m | Foto: Reprodução/Instagram @vinicius.o.p.s
A preparação do atleta incluiu treinos duas vezes por semana na pista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com as orientações do professor Pedro Almeida, referência no esporte estadual e técnico de grandes nomes, como Petrúcio Ferreira. Além disso, no restante da semana, treinava em Pilõezinhos, sua cidade-natal. O jovem acredita que, graças à rotina intensa de treinamentos, conseguirá superar possíveis obstáculos, como o clima diferente.
“O que pode dificultar mesmo é o clima, que é diferente da Paraíba, mais seco. E o que pode ajudar é a temperatura lá, que vai estar um pouco fria, entre 15 a 20 oC. Isso é muito benéfico para nós atletas que corremos longa distância, ajuda bastante. E o bom é que a competição vai ser em Lima, então, a altitude é nível do mar, não vai atrapalhar muito a altitude”, afirma Vinícius.
Confirmação
Apesar do Estado de Emergência que o Peru está enfrentando por causa de motivações políticas, a Federação Peruana de Atletismo e o Comitê Organizador do Campeonato Sul-Americano garantiram a realização do Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A confirmação veio por meio de um comunicado encaminhado, no fim de semana passado, às federações de todos os países da área Sub-20.
“Estamos tomando todas as medidas de segurança necessárias, em conjunto com as autoridades pertinentes, para garantir o êxito do evento e a segurança de todos os participantes do Campeonato Sul-Americano. Invocamos a tranquilidade de todos os nossos irmãos sul-americanos, com sua confiança de sempre, para desfrutar a edição do Campeonato Sul-Americano de Lima Sub-20 2025”, informa o comunicado oficial, assinado pelo presidente da Federação Peruano de Atletismo, Javier Chirinos Hoyos.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de outubro de 2025.