Começou na última quarta-feira (10) e vai até domingo (14), no Marina Park, em Fortaleza, a nona etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) da temporada 2025. O evento, que definirá os campeões brasileiros do ano, reúne as principais duplas do país, tendo, entre elas, vários paraibanos nas disputas. O Canal Vôlei Brasil, no YouTube, transmite todas as partidas, e o SporTV 2 exibe os quatro jogos valendo medalha no domingo.
“Fortaleza é a última etapa do CBVP, o Adulto que, antigamente, a gente chamava de Open. Teremos Maria Clara, que é do Sub-21, que foi medalha de bronze mundial do Sub-21; Gabriel, que foi campeão geral do circuito brasileiro de Sub- -21; além de George Wanderley, que vem de uma excelente temporada com o Saymon Barbosa. Então, graças a Deus, nós estamos disputando com várias duplas, e a gente está com muita alegria e muito agradecimento, primeiro a Deus, e a todos que nos apoiam”, comentou Carlos Fernandes, presidente da Federação Paraibana de Vôlei (FPBV).
Temporada estadual
A FPBV já se prepara para encerrar as competições do calendário anual no próximo dia 20, com o Top 8. O evento contará com as oito melhores duplas (em ambos os naipes) classificadas no ranking geral, em cada uma das categorias (Sub-15, Sub-17 ou Sub-19) do torneio estadual.
A iniciativa foi uma das novidades da entidade para o circuito na atual temporada. “Nós realizamos, nas categorias Sub-15, 17 e 19, seis etapas. Tem duas logo no começo, no primeiro semestre, e em junho, no fim do primeiro semestre, a gente faz um Top 8, com as oito melhores classificadas dessas três fases anteriores. Depois, nós realizamos mais duas etapas normais e faremos a última etapa do Top 8, com a classificação geral”, explicou Cascata.
O dirigente fez uma análise positiva, sobre o ano de 2025, no âmbito da modalidade a nível estadual. “Graças a Deus, foi um ano extremamente auspicioso para o voleibol que brilhou nas quadras e nas areias. Nós fomos vice-campeões no Sub-18 masculino, em Brasília, e fomos vice-campeões do Sub-16, com o feminino, no voleibol de quadra. Na praia, nós tivemos grandes resultados ao longo desse ano. A dupla George–Saymon já despontando, lutando no circuito mundial; Renato, que voltou a jogar, já ficou acertado que vai voltar a jogar com André Stein; e, agora há pouco, nós tivemos uma dupla, Isabella Medeiros e Ana Letícia, que foi campeã, tanto dos JEBs, quanto, recentemente, dos Jogos Sul-Americanos Escolares, na categoria Sub-15 a 17. Então é um negócio fantástico, para nós é fantástico”, incia ele.
“Realizamos nossas etapas, tivemos jogos da Copa Paraíba, com grande encerramento, no último final de semana, em Areia de Baraúna. Então, graças a Deus, dentro daquilo que nós planejamos, nos saímos muito bem. Nossos árbitros foram aprovados em curso para nacional de praia e de quadra; Aldis Paiva, que é o nosso árbitro internacional de quadra, saiu para representar o Brasil no Sul-Americano, então, nós tivemos um grande sucesso. Isso se deve ao grande trabalho dos técnicos, à dedicação e esforço dos atletas, ao apoio incondicional dos pais, que estão sempre juntos, dando apoio a seus filhos e seus atletas”, complementou Cascata.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2025.