vôlei de praia

Paraibanos em busca do pódio

publicado: 21/03/2024 09h10, última modificação: 21/03/2024 09h10
As duplas femininas e masculinas iniciam hoje, em Recife, as disputas da etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Andressa---Foto-Patrick-Schocair.jpg

Andressa, esposa de George, faz dupla com Thainara e disputa o torneio classificatório, que é a fase eliminatória da competição | Foto: Patrick Schocair/Divulgação

por João Thiago*

A praia do Pina, na cidade de Recife, está recebendo a segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, e nesta quinta-feira (21) duas duplas sediadas na Paraíba começam hoje a corrida para vencer a competição. Vitória/Hege e Andressa/Thainara disputam o torneio classificatório, que é uma fase eliminatória, jogando, cada dupla, duas partidas, para seguirem para o torneio principal.

Ao todo são 61 duplas femininas disputando essa primeira fase e os dois times brasileiros precisam passar pela fase eliminatória por conta da posição deles no ranking mundial feminino. Uma derrota tira a dupla da disputa. A preparação dos dois times tem acontecido, nos últimos meses, no Centro de Treinamento Cangaço, nas areias da praia do Cabo Branco.

A disputa masculina está mais acirrada, com 74 times inscritos. Duas duplas sediadas na Paraíba disputam o circuito. André/George e Vitor/Renato também vão jogar, mas estreiam na sexta-feira (22), já no torneio principal. Na primeira etapa do Circuito, na disputa do Elite 16, em Doha, no Qatar, nenhum dos dois times foi bem, ficando, ambos, em nono lugar na disputa.

Ele ainda explicou que as duplas europeias acabam pegando mais ritmo de jogo porque treinam todas juntas, o que influencia o nível geral para as competições. “Eles se acostumam a jogar em alto nível. Todos treinam juntos nas Ilhas Canárias, passam muito tempo se preparando, então acabam pegando ritmo de jogo mais rápido”, afirmou.

Preparação e preocupação

A dupla venceu, na mesma quadra, no último domingo, o Circuito Brasileiro, um dos mais disputados do mundo. “O nível já é muito alto no Circuito Brasileiro, então acreditamos que serviu como uma preparação para a competição mundial. Tem muitas duplas que a gente enfrentou na semana passada que a gente pode voltar a ver nesta semana”, revela George.

"Fizemos bons jogos, mas dentro do nosso grupo, acabamos tendo três times que se destacaram, estavam indo muito bem mesmo. Faz parte do esporte. Foi a primeira etapa do ano também. O ritmo de jogo, para a gente, faz muita diferença"
- George

O objetivo de André e George é seguir com bons resultados no primeiro semestre no Circuito Mundial para conseguir o índice olímpico para Paris. No caminho da dupla estão Evandro/Arthur. As pontuações estão próximas, e qualquer tropeço pode custar o primeiro lugar no ranking nacional. Enquanto André/George contam, hoje, com 8.440 pontos, Evandro/Arthur têm 8.000.

São apenas duas vagas para duplas brasileiras na disputa olímpica, então a preocupação não deveria ser tão grande. No entanto, Pedro/Guto também estão próximos, e se tiverem bons resultados em Recife e em Saquarema, a terceira etapa, que acontece na próxima semana, podem chegar a 7.640 pontos. Nenhuma das duas vagas brasileiras está segura, o que torna a disputa ainda mais relevante para a dupla sediada na Paraíba.

“A vaga nas Olimpíadas só estará garantida quando os resultados garantirem. Não tem nada certo ainda, tudo está em jogo. A disputa promete ser de alto nível até o fim. Todas as etapas contam. Todos os jogos são importantes. Não podemos falhar”, explicou George. Doha, para eles, foi um tropeço, mas nada que eles não consigam reverter.

“A gente passou muito tempo treinando, eu acho que isso fez total diferença. Doha não foi nada que abalou a gente. Acho que a gente conseguiu enxergar onde estavam os problemas e realmente a gente conseguiu revertê-los. Era só ritmo de jogo, acho que isso fez com que a gente mantivesse a cabeça centrada no trabalho que a gente vem fazendo para seguir em frente aí para essas próximas etapas”, disse.

George e André entram em quadra em busca de bons resultados no primeiro semestre da competição para conseguir o índice olímpico para Paris | Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de março de 2024.