Notícias

PB é ouro no halterofilismo paralímpico

publicado: 22/01/2016 11h28, última modificação: 22/01/2016 11h28
Maria Luzineide.jpg

Maria Luzineide garantiu segunda medalha de ouro do Brasil na Copa do Mundo da modalidade - Foto: Divulgação/CPB

tags: halterofilismo , esporte paralímpico


Marcos Lima

A paraibana Maria Luzineide Santos, da Associação dos Deficientes e Familiares (Asdef) conquistou ontem, a segunda medalha de ouro para o Brasil na Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, que ocorre na Arena Carioca 1, localizada no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Antes, Bruno Carra havia subido no lugar mais alto do pódio, até 54kg.

Maria Luzineide sagrou-se campeã da disputa que unificou atletas das classes entre 41 e 61kg. Ela compete na divisão até 45kg, ergueu 83kg em sua segunda tentativa. Como a disputa envolvia atletas de mais de uma classe, um coeficiente foi utilizado para mensurar as performances. A paraibana ficou com o ouro com 92,58 pontos. Em segundo lugar, veio a chilena Camila Campos (até 55kg), que levantou 86kg, o que equivale a 88,23 pontos. Fechou o pódio a sul-africana Chantell Stierman (até 59kg), que ergueu 87kg, o que rende 85,46 pontos.

“Este resultado me deixa confortável com o meu desempenho. Mas a intenção é melhorar ainda mais a minha marca na próxima etapa da Copa do Mundo. Sei que posso chegar ainda mais longe. Eu tentei erguer 87kg aqui, treinei para isso, mas infelizmente não deu. De qualquer forma, quero melhorar esta tentativa”, disse Maria Luzineide.