Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizados em Recife, foram encerrados na última quarta-feira (2), e a Paraíba conquistou 38 medalhas, sendo oito de ouro, 11 de prata e 19 de bronze. As de ouro foram conquistadas por: Daniel Barreto (caratê); Maria Eduarda (judô); Luna Gabryelly, Davi Leonardo, Yehudi Natan (taekwondo); Maria Clara (atletismo), Ana Cláudia (ciclismo) e a equipe do futsal feminino da Escola João José da Costa.
As de prata vieram com: João Silva, na modalidade de caratê; Alice Simões, no judô; e Lúcio Silva, no atletismo. Já na luta olímpica (wrestling), os atletas vice--campeões foram Karina, Emanuelly, Maria Isabel e Isabelle; e, na ginástica rítmica, Maria Luiza; além de João Araújo, na natação. A equipe feminina de basquete do Motiva também conseguiu a prata, assim como a dupla de vôlei masculino Kauã e Kevin, do Colégio Marista Pio X.
Para completar, das 19 medalhas de bronze, cinco foram na modalidade de caratê, com Pâmela Ferreira, João Silva, Alícia Araújo e outras por equipe. No judô, João Pedro, João Victor e Abraão; no taekwondo, Dario David; e ainda Maria Letícia, no atletismo. A luta olímpica também brilhou, indo ao pódio com Samuel, José Marcos, Auzueres, Leandro, Victor e por equipe. Na natação, Tiffany e Daialo; e o basquete masculino da Escola Polígono.
“Foram duas semanas intensas de muito trabalho em Recife, cuidando e zelando os atletas da Paraíba, que fizeram bonito e estão levando na bagagem 38 medalhas. Tudo isso é fruto de um trabalho conjunto que tem sempre início nas etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares, realizadas pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer [Sejel]”, frisou José Hugo, chefe da delegação paraibana nos JEBs.
“De parabéns esses paraibanos que honraram com dignidade o nome do nosso estado em mais um evento a nível nacional, que contou com a presença de representes de todos os estados do Brasil. Agora, que a preparação seja para os Jogos da Juventude, que neste ano serão em João Pessoa, graças ao Governo do Estado, e que atingirão mais de 4.500 atletas na faixa etária de 15 a 17 anos, no mês de novembro”, disse Lindolfo Pires, titular da Sejel.
Os JEBs, destinados para alunos de 12 a 14 anos, foram organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e toda a delegação da Paraíba ficou sob a responsabilidade da Sejel em parceria com a Federação Paraibana do Desporto Escolar (FPDE). Os representantes da Paraíba na competição foram os melhores da etapa estadual dos Jogos Escolares da Paraíba.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de outubro de 2024.