Encaminhando-se para sua finalização, o Paraíba Beach Games, que teve seu pontapé inicial no começo de outubro e já contou com cinco modalidades (vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, câmbio e frescobol), terá continuidade a partir de amanhã, com o Paraíba Open de Beach Tennis.
Em função da alta demanda, o prazo de inscrições foi prorrogado e finalizado ontem, totalizando mais de 500 atletas. São esportistas de diversas partes do Brasil, que passarão pelas areias da arena localizada em frente ao Busto de Tamandaré, na orla da capital paraibana, até o domingo.
O presidente da Federação Paraibana de Tênis, Rivadávia Pereira, descreveu a importância desse evento para o fortalecimento do cenário estadual da modalidade.
“Foi um convite do secretário Lindolfo Pires e Harlen Vilarim, para que a gente integrasse a modalidade ao Paraíba Beach Games, já que é um dos maiores eventos de modalidade de areia do Brasil. Então, é uma satisfação, a gente recebe isso com uma satisfação grande de podermos estar participando de um evento dessa grandiosidade”, disse.
“A expectativa é a melhor possível e só aumenta o nosso trabalho, porque a gente vem da Copa das Federações, que é o Brasileiro de Beach Tennis, que ocorreu esse final de semana, em Fortaleza; todos os 26 estados e o Distrito Federal estavam presentes, em todas as categorias, e a Paraíba foi o quinto lugar do Brasil e o segundo do Nordeste, ficando atrás só do Ceará, no Nordeste. Então, isso aí aumenta a nossa responsabilidade nessa competição, para que surjam novos talentos e a gente possa sempre estar representado bem no cenário nacional”, completou Rivadávia.
Handebol de praia
No último domingo (3), após quatro dias de programação, a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), chegou ao fim.
Valendo-se do fator casa e empurradas pelo apoio dos conterrâneos, as equipes masculina e feminina da Apcef-PB/CT Rossana Marques levantaram as taças; no Feminino, ao vencer o Rio Handbeach, do Rio de Janeiro, com a primeira etapa finalizada em 16 a 13 e a segunda em 18 a 13; já na final masculina, o time paraibano venceu o Shiro Saigo (RN) por 2 sets a 0, com parciais de 22 a 14 e 20 a 10.
Para a treinadora Rossana Marques, mesmo em meio a times de alta qualidade técnica, o sucesso coletivo do grupo paraibano foi alcançado em função da qualidade das peças individuais.
“A etapa foi muito disputada, equipes fortes, ninguém sabia quem seria campeã. A nossa equipe entrou muito concentrada, estudamos muito a equipe do Rio, e conseguimos organizar muito bem nossa defesa. Já nossa goleira, Ingrid Frazão, pegou tudo, o ataque foi um show de passes perfeitos de Carolzinha para as companheiras, a Lavínia foi MVP da competição, Cinthya teve um aproveitamento excelente e foi a melhor lateral- -direita, e a Nádia melhor defensora”, iniciou.
“Elas jogaram tranquilas e sempre com um placar na frente. A Millena Alencar fez uma diferença muito importante na equipe. Na chave, um dia antes, elas tinham perdido um set para [o] Rio, aí tiveram que estudar muito para ver os erros, e o resultado foi esse: Apcef-PB/CT Rossana Marques campeã!”, acrescentou Rossana.
No Juvenil, os campeões já haviam sido definidos na noite da sexta-feira (1o): Grêmio Vila--PB e Idec-RJ conquistaram a medalha dourada nos naipes maculino e feminino respectivamente. O secretário da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba comemorou a realização do evento.
“Mais uma etapa concluída com sucesso no Paraíba Beach Games e, assim, conseguimos fechar o handebol, mostrando a força do nosso estado, que venceu na categoria Adulto. É a Paraíba mostrando que aqui é, realmente, a capital dos esportes de praia e, por isso, há uma grande satisfação por ver o sucesso que está sendo esse evento”, ponderou Lindolfo Pires.
Jogos da Juventude
O Paraíba Beach Games é um evento promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que conta com duração de 45 dias e envolve modalidades de esporte de areia. Após a etapa do Paraibano de beach tennis, que se inicia amanhã, o programa ainda engloba as disputas de algumas das 18 modalidades dos Jogos da Juventude, que se iniciam no próximo dia 13 e se estendem até o dia 28.
A capital paraibana vai receber mais de quatro mil atletas, das 27 unidades federativas do país, para participar dos Jogos. Entre os integrantes do time de embaixadores da competição já anunciados, está o paraibano Netinho Marques, bronze olímpico no taekwondo; além dele, Bia Souza, ouro no judô, em Paris, e Marcus D’Almeida, do tiro ao arco, também já têm presença confirmada.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de novembro de 2024.