Notícias

PB tem 11 selecionados para Jogos Paralímpicos do Rio

publicado: 21/07/2016 00h05, última modificação: 21/07/2016 05h48
CPB.jpg

Convocação foi feita pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e contou com a presença de vários atletas - Foto: Site/Comitê Paralímpico Brasileiro

tags: Comitê Paralímpico Brasileiro , Jogos Paralímpicos 2016


Marcos Lima

Onze paraibanos tiveram seus nomes confirmados na última terça-feira, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na delegação brasileira que representará o País nos Jogos Paralímpicos 2016. As disputas ocorrerão entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. São sete atletas e quatro técnicos que ajudarão o Brasil a conquistar diversos lugares no pódio, no maior evento do paradesporto do planeta. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa de 528 medalhas.

Na modalidade de atletismo, Cícero Valdiran Lins Nobre (lançamento de dardo) e Petrúcio Ferreira dos Santos (100m e 200m) foram os convocados pelo CPB. No Futebol de 5, a Paraíba conseguiu emplacar na Seleção Brasileira dos Jogos Paralímpicos os atletas Damião Robson Souza Ramos, Severino Gabriel da Silva, Luan de Lacerda Gonçalves e os treinadores Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos e Josinaldo Costa Souza.

No goalball feminino, a Paraíba estará representada nos Jogos Paralímpicos 2016 com os treinadores Dailton Freitas do Nascimento e Jonatas Silva da Cunha Castro. A Paraíba terá também dois representantes no goalball masculino, que são os atletas José Roberto Ferreira de Oliveira e Romário Diego Marques.

O Brasil terá 278 atletas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o que significa a maior delegação que já representou o País em uma Paralimpíada. O evento que revelou os nomes dos escolhidos aconteceu no recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP) e contou com a presença dos novos Embaixadores Paralímpicos, os atores Cléo Pires e Paulo Vilhena e o empresário José Victor Oliva.

Pela primeira vez na história, o País terá representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, serão 181 homens e 97 mulheres com a tarefa de atingir a meta de ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas. O objetivo foi estabelecido após a sétima posição nos Jogos de Londres-2012 (21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze – 43 no total).

Os 278 atletas paralímpicos contarão com o melhor elenco de apoio possível e estarão acompanhados de 16 atletas-guia (atletismo), três calheiros (bocha) e mais dois goleiros (Futebol de 5). Serão ainda auxiliados por 195 oficiais técnicos, que completam as 494 pessoas que compõem a delegação do Brasil na Vila dos Atletas, no Rio.

O estado com o maior número de representantes é São Paulo. Escolhido para ser o local do CT Paralímpico Brasileiro, o maior legado material dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, São Paulo contará com 75 atletas na Paralimpíada. É seguido pelo Rio de Janeiro, com 33, e pelo Paraná, que enviará 20 representantes à Cidade Maravilhosa. São Paulo e Rio de Janeiro dão ao Sudeste a maioria entre os convocados, com 128. Todas as regiões estarão representadas: Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).

O grupo selecionado pela direção técnica do CPB tem diversas conquistas no currículo. Grandes medalhistas paralímpicos, como Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil (natação), Terezinha Guilhermina e Yohansson do Nascimento (atletismo) estão na lista. Ao todo, são 44 atletas de 11 modalidades distintas que já subiram ao pódio em Paralimpíadas e tentarão repetir a conquista no Rio de Janeiro.