Pedaladas de resistência

publicado: 17/04/2023 12h18, última modificação: 17/04/2023 12h18
Oito ciclistas paraibanos saem de Olivedos-PB com destino a Juazeiro do Norte-CE, num percurso de 450 Km
1 | 2
Foto: Edivaldo Faustino/Divulgação
2 | 2
Os ciclistas partiram, ontem, da Igreja Matriz, de Olivedos-PB, com destino a Juazeiro-CE e devem chegar às 10 horas de hoje - Foto: Donizete Couto/Divulgação
IMG-20230414-WA0040 (1).jpg
IMG-20230414-WA0039.jpg

por Fabiano Sousa*

Um grupo de oito ciclistas paraibanos cumpre a missão de pedalar desafiadores 450 km no percurso que compreende os municípios de Olivedos-PB e Juazeiro do Norte-CE e faz parte do trajeto do 2o Pedal Padre Cícero.

Almir Rodrigues (42), Alexandre Cavalcante (33), Aldemir Costa (44), Donizete Couto (28), Francinaldo Batista (61), Josemir Deocleciano (44), Mazio Ramos (43) e Messias Vasconcelos (30) partiram, na manhã de ontem, da Igreja Matriz, em Olivedos-PB, em direção a Juazeiro do Norte-CE, num desafio que reúne fé, força e determinação. Para cumprir o trajeto, os ciclistas contam com o apoio motorizado que oferece suporte de alimentação e cuidados médicos.

“Quatro de nós já fizemos o mesmo percurso na edição anterior, conseguimos adicionar mais quatro amigos para cumprir conosco essa missão. Ao todo, são 451km e pouco mais horas de percurso, temos o apoio de amigos que nos acompanham motorizados e nos fornecem apoio com alimentação e suporte mecânico”, comentou o líder da equipe, Donizete Couto.

No ano passado, o grupo com quatro ciclistas fez o percurso em 28 horas, sendo 24 em cima das bikes e quatro dedicadas ao descanso e hidratação. Este ano o objetivo é baixar o tempo em pelo menos duas horas. E para cumprir a meta, o grupo passou por todo um processo de adaptação que exigiu esforços físicos e psicológicos. Afinal, para encarar o desafio é necessário estar bem com o corpo e com a mente.

“O trajeto exige muita força, determinação e equilíbrio. Nos últimos 60 dias intensificamos a alimentação, toda ela sendo orientada por nutricionista. Para a preparação e fortalecimento do condicionamento físico, percorremos alguns trajetos acima de 200 km por cidade da Região do Brejo, por apresentarem cenários em condições montanhosas que exigem muito esforço físico. A nossa ideia é baixarmos o tempo da edição passada e cumprir o percurso com no máximo 25 horas”, revelou Donizete.

Entre os participantes do pedal, destaque para Francinaldo, 61 anos. A idade não é problema para o mais experiente de todos os oitos ciclistas, pelo contrário, a vontade e disposição de seu Francinaldo serve como termômetro de inspiração para os jovens ciclistas do município de Olivedos-PB.

“A idade não é motivo para ficar na zona de conforto e se entregar ao sedentarismo. O ciclismo, assim como qualquer prática esportiva, é motivador. Sempre fui apaixonado por essa modalidade, cada pedalada me motiva a buscar novos desafios. Concluir o percurso do II Pedal Padre Cícero será o primeiro de outro desafios que procuro encarar”, comentou .

O ciclismo já é uma realidade nas cidades e vem ganhando mais espaço nos centros urbanos e se tornando presente na vida de muitas pessoas. Hoje, adepto a essa prática esportiva, Donizete torna o ciclismo o seu cotidiano, ao mesmo tempo, que aborda a importância de personagens que impulsionaram a modalidade em Olivedos.

“Seu Francinaldo é um dos grandes incentivadores do ciclismo, em Olivedos. É exemplo de determinação para os mais jovens. Há outros incentivadores, a exemplo de ‘Gida’ a pessoa responsável por levar a praticamente a primeira bicicleta para o município, através do pioneirismo dele temos hoje um grupo composto de 30 ciclistas chamado de ‘Pedala Olivedos’. Outro grande incentivador é o ciclista Danrley Cavalcanti, multicampeão brasileiro que leva o nome de Olivedos para todo o país. Eles contribuíram para a evidência da modalidade no município, hoje, a gente apenas reproduz o cenário do pioneirismo desses personagens”, finalizou.

A caravana deve chegar em Juazeiro do Norte-CE, hoje, por volta das 10h, sendo recepcionada pelo Padre Cícero, mas não o tradicional sacerdote de devoção popular. O grupo será recebido pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora das Dores, que por coincidência chama-se Padre Cícero. Em seguida, eles participam da Santa Missa, onde serão chamados ao altar para uma oração em agradecimento pelo sucesso do desafio.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de abril de 2023.