Exercício físico, conhecimento de história e muita diversão foram os ingredientes da segunda edição do passeio ciclístico promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para celebrar o aniversário da cidade neste dia 5 de agosto. A organização estima que mais de mil ciclistas participaram do evento e quase três toneladas de alimentos foram arrecadados para instituições de caridade, visto que era preciso doar 2 kg para participar.
“É um sucesso. Um evento promovido pela Câmara, com parcerias importantes, e com a principal preocupação de reforçar o olhar da cidade para o Centro Histórico, com uma pegada da preservação. Por isso que a gente tem, lógico, a animação durante o percurso, mas um historiador que vem em cada logradouro, nos casarões, chamando atenção para a história desses prédios, desses monumentos, a história dos palácios, no caso, sede do governo, sede da Câmara, Palácio da Justiça, Assembleia Legislativa, trazendo um recorte dessa história”, explicou o diretor de Comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior, que liderou a organização do passeio.
Ele destacou que o presidente da CMJP, Dinho Dowsley, já demonstrava preocupação com o Centro ao buscar incentivos fiscais junto ao Governo do Estado e à Prefeitura. “A Guarda Municipal veio para o Centro, a Central de Polícia também, com várias delegacias sendo instaladas, o Palácio dos Despachos, que vai funcionar ali no antigo Batalhão da Polícia Militar. Então tem uma atenção agora. A gente espera que isso se converta na atração de mais empresários, também para investir, e moradores, até porque você comprar uma casa no Centro hoje é muito mais barato que você comprar em outros localidades da cidade, em uma área com muito mais estrutura, porém ainda precisando de cuidados”, comentou.
O passeio atraiu pessoas de todas as faixas etárias e com as mais variadas profissões. A dona de casa Lindalva dos Santos, por exemplo, participou acompanhada do neto. “É muito bom, é um passeio ótimo, alegre. É muito joia e um bom exercício. Todo ano venho”, contou ela, explicando que também participou da primeira edição do evento, no ano passado.
Já o engenheiro civil César Moura gostou de unir o exercício físico à comemoração do aniversário da cidade. “É muito importante para a saúde o passeio ciclístico e, num momento histórico como é hoje, o aniversário da nossa cidade aqui, achei muito importante. São 440 anos, muito bom”, disse.
Neste ano, o passeio contou com uma atração musical, que foi o cantor Yuri Carvalho. De cima do trio elétrico, ele incentivou os ciclistas durante todo o percurso, que se iniciou no marco zero da cidade, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, e terminou no Largo do Centro Cultural São Francisco.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de agosto de 2025.