Notícias

novo técnico

Piza busca fazer história na Raposa

publicado: 25/09/2025 09h21, última modificação: 25/09/2025 09h21
Meta é recolocar o Campinense em competições nacionais, conseguindo sucesso no Campeonato Paraibano 2026
Foto  Estefinho Francelino.jpeg

Piza foi apresentado na última terça-feira, no Estádio Renatão, com a missão de recuperar o prestígio do Campinense | Foto: Estefinho Francelino/Campinense

por Danrley Pascoal*

O técnico Evaristo Piza foi apresentado, na última terça-feira (23), oficialmente como novo comandante do Campinense para a temporada de 2026. O profissional, que tem grande história no Botafogo com mais de 110 jogos na área técnica alvinegra, sendo campeão paraibano de 2019, agora busca fazer história em um dos rivais de Campina Grande do Belo. A Raposa tem como objetivo para o próximo ano voltar a figurar em competições nacionais.

“Muito feliz. Confesso que eu esperava encontrar uma situação calorosa, mas não desse tamanho [sobre a recepção da torcida]. Deixa [a gente] bastante emocionado. Essa situação mostra que fui assertivo na decisão de aceitar esse projeto depois do convite do presidente Flávio Torreão. Espero retribuir agora com muito trabalho, com muita dedicação, entregando uma equipe à altura do Campinense”, destacou Piza em suas primeiras palavras como treinador do Rubro-Negro.

“Já mencionei isso antes, em alguns dos jogos que eu trabalhei entre Botafogo e Campinense, percebia-se a característica da equipe [torcida]. Eu sabia que encontraria essa paixão, essa torcida. Para fortalecer isso, a gente precisa ser muito assertivo no momento da montagem do elenco, entender, junto com a diretoria, as escolha de atletas, porque não é fácil jogar com uma camisa que tem a emoção, tem a cobrança que teremos. É preciso montar uma grande equipe para alcançar os objetivos que foram planejados, que é buscar o título do Campeonato Paraibano e a vaga da Série D de 2027”; acrescentou o técnico.

Evaristo Piza se mostrou bastante empolgado e emocionado com a recepção que o torcedor raposeiro fez na sua apresentação. Ele ressaltou que vai trabalhar para atender todas as expectativas.

“É retribuir, eu tenho que retribuir, tenho que fazer o time jogar, fazer o time pensar em ganhar dos adversários, independente de onde quer que seja, independente da tradição da camisa. Se eu conseguir potencializar uma equipe para jogar e para vencer, com essa torcida, da maneira que ela se manifestou, a gente tem grande chance de trazer os objetivos”, disse.

Com a expectativa de um investimento que pode chegar aos R$ 400 mil, Piza defende que o dinheiro só vai fazer diferença se as contratações renderem o esperado. “Eu acho que o dinheiro é importante, mas o dinheiro não é tudo. Você pode gastar muito e não conseguir nada. Você pode ser bem equilibrado e conseguir resultados. Por isso o atual período [de contratações] é o mais importante. Então, é fazer bem as escolhas. Não são só as características, a parte técnica e a parte tática, mas é entender a fome do jogador, a vontade de estar aqui”, afirmou.

Início da pré-temporada

Os trabalhos visando o Campeonato Paraibano devem iniciar em meados de novembro (dia 17 ou 18). Diretoria e Piza alinharam para que a pré-temporada comece com um plantel que tenha cerca de 25 atletas, com alguns nomes da base. Mas a ideia é fechar o elenco com o total de 28. A base, inclusive, foi tema na entrevista coletiva do novo técnico do Campinense.

“Eu acho que a base te dá esse suporte de você contratar menos, mas a base tem que estar fortalecida. Se é uma base que cubra as lacunas e consegue te ajudar no trabalho diário, isso pode trazer um retorno para o clube. Eu acho que é fundamental. Agora, se nenhum desses garotos estão prontos para dar um suporte, aí a gente precisa contratar. Então, todo esse processo vai ser discutido, conversado com a comissão, com a diretoria, para ver o que é o ideal. E eu tenho que entender e confiar”, comentou.

Até o momento, Sousa, Botafogo, Treze, Serra Branca, Campinense, Esporte de Patos, Pombal e Nacional de Patos são os clubes garantidos na disputa da Primeira Divisão de 2026. Sem regulamento e data de início definidos, a principal competição do estado terá 11 datas, número estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para todos os campeonatos estaduais do Brasil. Os outros dois times que integrarão o torneio vêm da Segunda Divisão, que finaliza, hoje, a segunda fase.

Segunda Divisão

O quarto semifinalista da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano será conhecido hoje.  Às 15h, o Miramar enfrenta a Desportiva Guarabira, no Estádio Saulo Ernesto, em Queimadas. Caso empatem, o classificado será conhecido nas penalidades máximas.

As semifinais ocorrerão em partidas de ida e volta, se houver igualdade na pontoação depois dos dois duelos, o finalista será a agremiação que tiver melhor saldo de gols, persistindo o empate, ocorre cobranças de pênaltis. A grande decisão será em jogo único e segue os mesmos critérios da segunda fase, com o campeão sendo conhecido nas penalidades se houver empate.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de setembro de 2025.