Polícia confirma 71 mortos em avião da Chapecoense

publicado: 29/11/2016 09h37, última modificação: 30/11/2016 11h46
aviao_que_levava_a_chapecoense_2.jpg

Autoridades confirmam 75 mortes no voo da Chapecoense; buscas por sobreviventes continuam - Foto: Defesa Civil/Divulgação/CP

tags: tragédia , chapecoense , chape

Da Agência Brasil

A polícia colombiana confirmou que 71 pessoas que estavam a bordo do avião que levava o time da Chapecoense morreram no acidente ocorrido na da terça-feira (29).

Inicialmente, havia sido divulgado que 81 pessoas estavam no avião, mas posteriormente foi relatado que quatro delas não emarcaram para Medellín pouco antes do voo decolar.

Entre as pessoas que estavam na aeronave, havia jogadores, dirigentes esportivos e jornalistas. O avião era um British Aerospace 146, gerenciado pela companhia boliviana Lamia.

Ele teria desaparecido do radar e feito um pouso forçado, devido a uma falha elétrica, em Cerro Gordo, nas proximidades da cidade de La Unión. Fontes locais dizem que a aeronave estava a apenas cinco minutos de voo do aeroporto mais próximo, mas o piloto decidiu arriscar o pouso antes.

O avião, que havia decolado de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tinha como destino final o município colombiano de Medellín, onde a Chapecoense disputaria as finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira (30) à noite.

21 profissionais de imprensa

Autoridades colombianas disseram ontem (29) que, entre os 75 mortos do acidente aéreo com o avião da Chapecoense, há 21 jornalistas e representantes da imprensa e nove tripulantes, além dos jogadores e dirigentes esportivos. As equipes de impresa são das emissoras Fox e Globo, além de canais de rádio. As informações são da agência de notícias Ansa.

Ao menos 22 jogadores da Chapecoense estavam no avião que caiu na noite de ontem no município de La Ceja, perto de Medellín, onde a equipe catarinense disputaria a final da Copa Sul-Americana.

Equipe vinha de ascensão surpreendente no futebol brasileiro e buscava seu primeiro título internacionalDos atletas, sobreviveram apenas o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Neto e o lateral Alan Ruschel. Todo o restante morreu na tragédia.

As vítimas do elenco são o goleiro Danilo; os laterais Giménez, Dener e Caramelo; os zagueiros Marcelo, Filipe Machado e Thiego; os meio-campistas Josimar, Gil, Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Alguns atletas não embarcaram com a delegação, como Neném, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo, Rafael Lima e Demerson, que não vinham sendo usados pelo técnico Caio Júnior, que também faleceu. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, estava na lista de convidados do clube, mas não viajou.

Entre as vítimas, além dos jogadores havia 17 membros da comissão técnica, sete da diretoria, um convidado, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto Filho, e 20 representantes da imprensa, inclusive o ex-jogador e ex-técnico Mário Sérgio, comentarista dos canais Fox Sports.

Confira a lista definitiva de passageiros do voo da Chapecoense

Sobreviventes

Gustavo Encina
Angel Lugo