A programação do Paraíba World Beach Games contará com mais um evento, amanhã e no domingo (26): o Open de Polo Aquático que reunirá atletas, técnicos e apaixonados pelos esportes aquáticos em uma piscina flutuante no mar do Bessa, onde foi realizado o Aquarace, no fim de semana passado.
O Open Polo é uma iniciativa inédita da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap), com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB). Conforme a programação divulgada, os jogos começam amanhã, às 8h, e seguem até o domingo (26), quando serão realizadas as semifinais e a grande final, encerrando o evento com a premiação oficial, às 12h30.
Segundo a presidente da Feap, Luciana Rabay, a realização do evento foi precedida pela regularização de licenças ambientais e aprovação de documentações por todos os órgãos competentes do Estado da Paraíba, contando com o acompanhamento de uma força-tarefa interinstitucional formada pela Polícia Ambiental, Polícia Militar, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.
Além disso, todos os horários de competição foram definidos respeitando as condições de segurança marítima e o comportamento das marés, que estarão em período de maré morta. Essa fase é caracterizada pelo mar mais calmo, ideal para a prática esportiva e para o deslocamento controlado das embarcações.
Máxima dedicação
A modalidade de polo aquático compreende jogos coletivos disputados na água, mesclando resistência física, técnica e trabalho em equipe. Envolve passes rápidos, posicionamento tático e finalizações precisas. Cada partida é formada por tempos reduzidos e intensidade máxima, o que exige dos atletas força, fôlego e sincronia.
Visando à adaptação às dimensões especiais da piscina flutuante, o regulamento foi mudado para garantir partidas mais curtas, adequando o número de jogadores e a duração dos períodos às condições do ambiente marítimo. Na categoria masculina, participarão seis equipes, divididas em duas chaves. No Grupo A, estão Paraíba 1, Pernambuco 2 e CBM/AQR1 (Corpo de Bombeiros + AcquaR1); já o B reúne Pernambuco 1, Paraíba 2 e Rio Grande do Norte.
Na categoria feminina, a disputa será entre os times Polo Nordeste e Nordeste Master, que vão se enfrentar em três jogos em sistema de pontos, com pênaltis em caso de empate.
A primeira edição da competição contará com grandes nomes nacionais e internacionais, entre eles, dois atletas olímpicos: Léo Vergara (Léo Paraíba), ídolo paraibano e ex-integrante da Seleção Brasileira da modalidade, hoje técnico de equipes em São Paulo; e o italiano Léo Sottani, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Los Angeles (1984).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de Outubro de 2025.