Notícias

Botafogo

Projeto chama atenção de Nenê

publicado: 14/01/2026 09h08, última modificação: 14/01/2026 09h08
Jogador voltará a disputar uma Série C depois de 25 anos; FPF transfere jogo do Belo contra o Esporte para Natal (RN)
WhatsApp Image 2026-01-12 at 15.07.42.jpeg

Nenê falou que ainda não reúne condições para estrear no domingo, mas logo estará à disposição do técnico | Foto: João Neto/Botafogo

por Danrley Pascoal*

Enquanto Bernardo Franco faz os últimos ajustes no time do Botafogo para estreia no Campeonato Paraibano, contra o Esporte — será no domingo (18), às 9h, no Estádio Frasqueirão, em Natal (RN), conforme a FPF — o torcedor alvinegro ainda festeja a chegada de Nenê ao clube pessoense. Ainda no aeroporto, na segunda-feira (12), a torcida abraçou o atleta, que, devido à euforia dos apaixonados botafoguenses, mal conseguiu expressar sua motivação para vestir a camisa do Belo. Com mais calma na Maravilha do Contorno, o jogador falou sobre as perspectivas para 2026.

“Vamos em busca, sim, de ajudar o time a conquistar todos os objetivos do ano. Se alcançarmos títulos, será ainda melhor”, destacou Nenê, que voltará a disputar a Série C depois de 25 anos. Ele foi campeão da edição de 2001, com o Paulista de Jundiaí, equipe de sua cidade natal. Além do Brasileiro, o jogador atuará pelo Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Aos 44 anos, Nenê comentou sobre os motivos que o fizeram aceitar a proposta da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Belo. “Eu acho que foi o contexto geral, assim, do projeto, que é realmente muito bacana. O que foi apresentado, eu acho que não teria em outro lugar, com toda a estrutura necessária. A paixão da torcida daqui foi um motivo muito grande também. Vocês viram o carinho que tiveram já logo na minha chegada, foi uma coisa espetacular. Então, eu sei muito bem da paixão do torcedor do Nordeste, que foi um grande diferencial para poder estar aqui”, disse.

O atleta terá alguns dias até sua estreia oficial com a camisa do Botafogo. Na primeira rodada do Estadual, ele não deve ser opção para Bernardo Franco. Como o time joga fora do Almeidão na segunda rodada, diante do Confiança, Nenê só deve atuar na terceira rodada, contra o Sousa, no dia 24, numa partida que ocorre na praça esportiva pessoense.

Apesar de não jogar desde o início de dezembro, quando encerrou sua trajetória no Juventude, atuando pela Série A, o novo maestro alvinegro ressaltou que tem condições de pelo menos treinar com os companheiros. “Estava sem jogar, mas estava treinando todo dia. Eu não gosto de ficar parado, isso é uma coisa minha mesmo. Sou um cara que, se ficar sem treinar, sem correr, sem fazer exercício, já fico mal. Claro que tem o ritmo, tudo isso a gente vai ter que adquirir, mas eu estou bem”, afirmou.

Elenco

Com a chegada de Nenê, o elenco botafoguense ganha ainda mais corpo, tendo já os goleiros Michael Fracaro, Max Walef, Edilson e Leandro Mathias; os laterais Erick Henrique, Dhônata Tavares, Patric Calmon e Vítor Ricardo; os zagueiros Júlio Vaz, Igor Morais, Márcio Silva e Da Silva; os volantes Caio Garcia e Jhonata Varela; os meias Ed Carlos, Igor Maduro, Thallyson, Giovanni Piccolomo e Riquelmo; e os atacantes Henrique Dourado, Dudu Hatamot, Breyner Camilo, Gustavo Balotelli, Anderson Santos e Guilherme Santos. O plantel conta também com alguns jovens da base.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de janeiro de 2026.