Notícias

botafogo

Reforços esbanjam confiança durante a apresentação

publicado: 09/01/2026 09h25, última modificação: 09/01/2026 09h25
Alvinegro segue na montagem do elenco para as disputas da temporada; amanhã faz um jogo-treino em Recife
55029317644_7026aa0c61_k.jpg

Dudu Nardini, Leandro Mathias e Yan Couto foram apresentados no CT da Maravilha do Contorno | Foto: João Neto/Botafogo

por Danrley Pascoal*

O Botafogo apresentou à imprensa os atletas Leandro Mathias, Dudu Nardini e Yan Souto. No CT da Maravilha do Contorno, os jogadores falaram das primeiras impressões da estrutura do Belo e das perspectivas para o ano de 2026, em que o Alvinegro disputará o Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série C. O clube trabalha visando a estreia no Estadual, que ocorre no dia 17, contra o Esporte de Patos, no Almeidão. Antes, realiza o último jogo- -treino/amistoso da pré-temporada, contra o Sport, em Recife, amanhã.

O goleiro Leandro Mathias foi o primeiro a falar na coletiva da última quarta-feira (7). Ele, que veio do São Paulo, além de elogiar os companheiros de posição, ressaltou sua confiança e vontade de ajudar o Botafogo na temporada. “Quando o projeto foi apresentado, aceitei na hora, gostei muito do que me ofereceram. Eu não tive dúvidas de vir para cá e de representar o Belo”, disse.

“Conheço o Michael e o Max, que chegou também este ano. Acho que todos têm grande potencial para serem titulares e representarem bem a camisa do Botafogo. Acredito que quem jogar vai fazer grandes jogos e, assim, o nosso clima é muito bom, muito gostoso. Então acredito que vai ter bastante dúvida na cabeça do nosso treinador na hora de decidir quem joga”, completou.

O zagueiro Yan Souto chega do Criciúma com vontade de ajudar o Belo a conquistar títulos e o acesso para a Série B. O atleta comentou sobre suas primeiras impressões do ambiente encontrado em João Pessoa e sobre o comportamento do torcedor local.

“A gente vê o lado da torcida, a cobrança, a paixão, que é o tempo todo vibrando, cantando, apoiando; mas, na hora de cobrar, os caras cobram bastante e estão em cima. Isso é algo bom. [...] É um lugar [Paraíba/Nordeste] gostoso de jogar. Eu me sinto muito bem, muito feliz estando aqui”.

Dudu Nardini é um dos nomes contratados vindos do exterior, onde atuou na maior parte da carreira, jogando em pelo menos cinco países diferentes. O meia destacou as boas condições encontradas para trabalhar na Maravilha do Contorno. “Fiquei surpreso desde o primeiro dia que eu cheguei aqui, com toda a estrutura que o Belo tem nos oferecido. São situações que ajudam a gente a desenvolver o nosso trabalho”, afirmou.

Dudu tem sido um dos grandes destaques da pré- -temporada alvinegra, tendo marcado dois gols nos jogos--treinos e amistosos. O jogador chama atenção pela sua versatilidade, às vezes atuando como volante ou, então, como meia ofensivo.

“Eu me apresentei um pouquinho antes dos demais jogadores, e o Bernardo é um treinador que chegou com as ideias de jogo muito claras, daquilo que ele quer. Ele, junto com a comissão técnica, preocupou-se em passar o máximo de informações possíveis para a gente poder se adaptar o mais rápido possível. Tenho conseguido assimilar bem as ideias de jogo dele, aquilo que ele tem passado. Conseguimos performar muito bem, colocando em prática aquilo que vinha sendo trabalhado na pré-temporada”, disse.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de janeiro de 2026.