Marcos Lima
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os 10 clubes que, em 2017, vão disputar a elite do futebol estadual (Primeira Divisão), “batem o martelo” hoje sobre a abertura da competição e as normas que vão reger as disputas, quando estarão debatendo e aprovando o Regulamento Geral do Campeonato Paraibano de Futebol Profissional da Primeira Divisão da próxima temporada. Todos estarão reunidos, a partir das 15h, na sede da FPF, no bairro de Tambiá, em João Pessoa.
Esta será a segunda e decisiva reunião do Conselho Arbitral convocada pelo presidente Amadeu Rodrigues, presidente da FPF, para discutir o campeonato estadual em sua próxima temporada. Na primeira, ocorrida no último dia 14, os representantes de Botafogo, Campinense, Treze, Auto Esporte, Centro Sportivo Paraibano (CSP), Sousa, Atlético de Cajazeiras, Paraíba de Cajazeiras, Serrano e Internacional debateram diversos assuntos. Na ocasião, ficou definido que o campeonato terá início no dia 15 de janeiro. A competição terá uma primeira fase em que os 10 clubes vão jogar contra si em turno e returno e depois os quatro primeiros colocados vão se enfrentar em semifinais e finais – também em jogos de ida e volta - para se conhecer o campeão. Ao término da primeira fase, os dois últimos colocados estarão rebaixados.
No entanto, na reunião de hoje, novamente o inicio do campeonato será colocado em discussão. Existe a possibilidade da antecipação das disputas, conforme estabelece o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Inicialmente, a CBF estabeleceu 18 datas para a realização dos estaduais, no entanto, pediu aos presidentes de federações, em recente reunião, a possibilidade de reduzir este prazo.
A fórmula de disputa de 2017 já aprovada pelas 10 equipes é bem mais simples e, pode-se dizer, mais positiva do que a de 2016, já que o campeonato deste ano possuía algumas aberrações. A proposta aprovada foi a do Campinense. Já uma do CSP, classificada por alguns dirigentes como até mais complicada do que a de 2016, foi rejeitada. A minuta do regulamento que será discutida na reunião, já está em poder dos clubes, para análises.
Copa Nordeste Sub-20
Se encerra hoje o prazo dado pela Confederação Brasileira de Futebol para que Botafogo e Campinense confirmem, junto a Federação Paraibana de Futebol, suas participações na Copa Nordeste Sub-20, que ocorrerá na segunda quinzena deste mês, no Estado de Alagoas. Até ontem, apenas o Botafogo havia garantido sua participação. Informações dão conta de que o Rubro-Negro de Campina Grande participará das disputas com jogadores do Centro Sportivo Paraibano. Uma parceria entre as duas equipes está em discussão.