Acontece, hoje, a partir das 18h30, uma reunião que pode antecipar as eleições para a Diretoria Executiva do Treze, visando ao triênio 2026-2028. A assembleia ocorre na sede do clube social, que fica no Estádio Presidente Vargas, situado na Rua Teixeira de Freitas, s/n, no Bairro São José, em Campina Grande. De acordo com Anatólio Chaves, presidente do Conselho Deliberativo, caso os conselheiros se mostrem favoráveis, o pleito para definição do novo presidente do Galo deve acontecer no último fim de semana de setembro.
“Esperamos aprovar a antecipação das eleições. O Bolinha está deixando o Treze e a gente achou melhor tomar essas providências, ou seja, antecipar o pleito, até porque vamos ganhar tempo. Daremos tempo para aquele que vai assumir poder organizar e preparar a equipe para 2026. Eu tenho certeza que tudo vai ocorrer bem, que os conselheiros vão olhar com bons olhos e que essa é a melhor saída”, afirmou o presidente do Conselho.
Arthur Bolinha havia anunciado sua renúncia ainda no decorrer do Campeonato Brasileiro Série D, quando o Alvinegro fazia uma campanha ruim. O dirigente, na época, destacou que não estava conseguindo entregar o que esperava e planejou ao assumir o clube. Assim, achou melhor que outra pessoa desse continuidade à missão de levar o Galo ao protagonismo local e nacional.
“A montagem de uma equipe leva em torno de 45 dias. Por esse motivo, a gente quer tomar essas providências. Com certeza, todas as equipes já estão nessa fase de início de temporada, preparando seus elencos, contratando atletas e comissão técnica. Enfim, eu acho que o Treze também está no seu caminho”, ressaltou Anatólio.
Na atual temporada, o Treze não desempenhou um bom futebol. Sua primeira competição foi as preliminares da Copa do Nordeste, em que o time não conseguiu avançar para a fase de grupos. Já no Estadual, apesar de ter sido semifinalista, o Galo não se classificou para a Série D e só terá calendário para os primeiros três meses de 2026. Ainda na Quarta Divisão, mas deste ano, a equipe de Campina Grande ficou na penúltima posição de sua chave na primeira fase. Quem assumir a Diretoria Executiva trabalhará para recolocar a agremiação em competições nacionais.
Dívidas do Galo
Sem um acordo para aprovação do Plano de Recuperação Judicial, o Treze aguarda a apresentação de um projeto alternativo por parte de seus credores, após aceno negativo para o plano montado pelo clube. “Infelizmente, a última reunião não deu para concretizar aquilo que nós estávamos pensando e podíamos oferecer. A gente vai torcer para que a proposta que vem do lado de lá seja uma proposta coerente”, comentou Anatólio.
“Eu sempre tenho dito que acordo só é bom quando é bom para os dois lados. Que eles possam vir com uma boa proposta lá pelo dia 3 de outubro. O nosso objetivo é concretizar. Assim, fechando esse acordo, poderemos, como qualquer outra equipe, sonhar com uma SAF. Então, a gente pede para o torcedor um pouco de paciência”, completou o presidente do Conselho Deliberativo. Anatólio Chaves informou que o montante total da dívida do Treze, atualmente, soma cerca de R$ 35 milhões.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de setembro de 2025.