Roberto Fernandes foi anunciado como treinador do Treze para a temporada 2026. O profissional comandará o Galo no Campeonato Paraibano e na Série D do Campeonato Brasileiro. Fernandes já dirigiu equipes como Náutico, América-RN, ABC e Santa Cruz. Minutos antes do anúncio e apresentação do técnico, no último domingo (19), João de Paiva foi empossado como presidente do Alvinegro de Campina Grande. O dirigente terá a missão de comandar o clube no restante de 2025 e no triênio 2026-2028.
Depois de uma frustrante temporada, marcada por campanha ruim no ano de seu centenário, o Treze trouxe Fernandes com metas ambiciosas. O clube prometeu ao treinador a formação de um elenco competitivo e engajado.
“Acho que a nossa missão é fazer com que o torcedor volte a ter a alegria, o orgulho e viva os seus melhores momentos. Não é um trabalho fácil, não estamos aqui prometendo absolutamente nada, além de muito trabalho, muito critério para que o Treze volte a ser uma equipe tão vencedora como foi em outrora”, destacou o Roberto Fernandes em coletiva,
O pernambucano de 54 anos, natural de Recife, comentou sobre as características das equipes comandadas por ele: “Eu acho que o torcedor de uma forma geral, que conhece, que acompanha o meu trabalho, sabe que minhas equipes têm alta intensidade, que jogam vertical e que buscam transições rápidas. Então esse é o perfil”, disse.
Com a pré-temporada prevista para iniciar na segunda metade de novembro, Roberto Fernandes falou sobre as perspectivas e do trabalho para montar o elenco galista de 2026. “A partir do momento que a gente fechou o acordo, começamos a falar em nomes. Encaixar o planejamento é mais importante do que os nomes. Vamos buscar nomes que tenham a ver com aquilo que a gente pensa e acredita como modelo de jogo, como a gente pensa e sonha ver a equipe jogar”, afirmou. “Esse é o momento da gente ajustar, o ideal é estar com o máximo de atletas possível no primeiro dia de pré-temporada”, completou.
Ainda sobre a montagem do elenco, o técnico ressaltou que não impõe nomes para as diretorias dos clubes que trabalha, pelo contrário: “Eu não tenho compromisso de levar nenhum jogador para os times que eu vou. Meu compromisso é com o clube e com as vitórias. Se acontecer dos jogadores que trabalharam comigo vir, melhor, porque já conhecem o meu método de trabalho”, falou.
Novo presidente
Após sua posse, João de Paiva fez seu primeiro discurso como presidente do Galo, quando destacou a importância da reconstrução do clube, contando com todos os que amam o Treze. Ele reforçou o chamado para a torcida, conselheiros, empresários e ex-dirigentes: “É hora de unir forças pelo nosso clube”, disse. “Nosso foco é claro: recuperar a confiança do torcedor e recolocar o Treze no lugar que ele merece. Vamos montar um time competitivo, fortalecer o programa de sócio-torcedor e lutar por títulos”, concluiu.
A Chapa União e Fé ainda conta com os seguintes membros: Antônio Lopes Gaião (Tony Ambientalista), Vice-presidente; Eronaldo Pereira dos Santos, 2o Vice-presidente; Jimmy Araújo Luna, Diretor Financeiro; Eduardo da Silva Barbosa, Diretor de Futebol; Geraldo Batista dos Santos Filho, Executivo de Futebol; Warlen Andrade André, Diretor de Patrimônio; Felipe Félix da Silva, diretor de Marketing e Negócios; e Raul Pequeno Sá Carvalho, Diretor de Desporto Amador.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de Outubro de 2025.