Com as atividades esportivas encerradas desde o início do ano devido a um serviço de melhorias em sua estrutura, o Ginásio Poliesportivo Ronaldão, localizado em João Pessoa, segue em reforma, com os serviços sendo monitorados pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan-PB) e a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel-PB). A última reforma do Ginásio Ronaldão aconteceu em 2015.
O orçamento da obra no valor de R$ 10 milhões, oriundos do Governo do Estado, viabiliza reforma nas áreas internas e externas, que vão da construção de dormitórios, revitalização dos banheiros e vestiários, a troca de todo o piso da quadra, implantação de uma nova cobertura, cantina, além de um novo sistema hidráulico e elétrico. A reforma da parte externa ainda contempla a manutenção da pista de bicicross.
Nada se constrói sozinho. Todo esse processo é fruto de trabalho da equipe do Governo do Estado, bem como do corpo de funcionários colaboradores da Suplan - Simone Guimarães
“Nada se constrói sozinho. Todo esse processo é fruto de trabalho da equipe do Governo do Estado, bem como do corpo de funcionários colaboradores da Suplan. Estamos realizando os serviços de troca de cobertura, toda a parte interna está sendo trabalhada com acabamento hidráulico, sanitário, elétrica e climatização. Após essa etapa, vamos captar a parte externa com a recuperação da pista de bicicross”, destacou Simone Guimarães, superintendente da Suplan.
De acordo com Simone Guimarães, as obras seguirão em ritmo acelerado com o objetivo de finalizar a revitalização em curto prazo, para que o local possa novamente sediar competições importantes no cenário esportivo paraibano.
“O Ginásio Ronaldão é um espaço importante para realização de esporte e lazer no nosso estado. Sem dúvida, com todo esse trabalho de reforma, o local voltará a ser palco para realização de grandes eventos esportivos. As obras seguem aceleradas, com previsão de ser entregue até o mês de março do próximo ano”, finalizou.
O Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima está localizado na capital brasileira de João Pessoa, no bairro do Cristo Redentor, no estado da Paraíba, sendo um dos principais da cidade. Nele são praticados vários esportes como: basquete, futsal, handebol e vôlei.
Nas margens da BR-230, o seu nome popular é Ronaldão em homenagem ao político Ronaldo Cunha Lima e fica ao lado do Estádio José Américo de Almeida Filho, também chamado de Almeidão. Já palco de grandes eventos, entre eles, o velório do cantor e compositor Gabriel Diniz, vítima de trágico acidente aéreo.
Grandes eventos esportivos, musicais, religiosos, entre outros, já ocorreram naquela praça de esportes amadores.
Na noite de 9 de fevereiro de 2014, o Ginásio Ronaldão recebeu grande público para assistir a seleção brasileira de Futsal, que realizava amistosos contra seleções estaduais do Norte e Nordeste, dentro da preparação para o Campeonato Mundial da categoria na Tailândia.
Em João Pessoa, o Brasil enfrentou a seleção paraibana e venceu por 4 a 0. O públicou vibrou com as jogadas do craque Falcão e de outros integrantes do selecionado canarinho. Os gols foram marcados por Gadeia, Lucayan (2) e Schumacher. Nessa partida o destaque foi o goleiro paraibano João Neto com belas defesas.
Em julho de 2019, o Ronaldão sediou, durante dois dias, o IV Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Karatê Tradicional, com a participação de 500 atletas de 11 estados do Brasil em inúmeras categorias nos naipes masculino e feminino.
Em outubro de 2011 foi realizado o Iron Maiden Day, evento que reuniu fãs do Heavy Metal. Em julho de 2018, o Pan-Americano de Karaté Iku.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de novembro de 2023.