Marcos Lima
A seleção de nado sincronizado da Rússia, tetracampeã olímpica e pentacampeã mundial, continua enchendo de orgulho todos os paraibanos que têm comparecido ao Parque Aquático da Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Com irreverência dentro da piscina e bastante criativa, vem arrancando aplausos dos presentes. Desde a última quarta-feira as atletas treinam no local, onde permanecerão até o próximo dia 30.
Considerada uma das melhores do mundo e franca favorita à medalha de ouro nos Jogos Olimpicos deste ano, no Rio de Janeiro, a seleção de nado sincronizado da Rússia vive um longo período de treinamento de aclimatação na Paraíba. A delegação é composta de 14 duplas de atletas, além dos integrantes da comissão técnica.
“A escolha da Paraíba se deve ao fato de João Pessoa ter a única piscina para nado sincronizado das Américas. Depois, o clima muito parecido com o do Rio de Janeiro. A tranquilidade da cidade, a facilidade de deslocamento e o acolhimento da população são requisitos que levaram a seleção russa a treinar em João Pessoa”, disse ontem Antônio Meira Leal, presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, bem como a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba de tudo estão fazendo para que as atletas e toda comissão técnica tenham uma boa estadia em João Pessoa. A seleção tem como técnica principal Tatiana Pokrovskaya.