Notícias

paraibano 2026

Saída de Leandro Campos atrapalha o planejamento do Sousa

publicado: 08/01/2026 09h21, última modificação: 08/01/2026 09h21
Foto Agatha Luelma SEC.jpg

O Sousa já realizou três amistosos antes da estreia no Paraibano 2026 | Foto: Agatha Luelma/SEC

por Redação*

Faltando apenas 10 dias para o início do Campeonato Paraibano, Leandro Campos, 61 anos, não é mais o comandante do Sousa. O clube do Sertão perdeu aquele que seria o treinador mais experiente da próxima edição do Estadual. O técnico pediu demissão alegando problemas pessoais. Atual bicampeão, agora, o Dino começa outro trabalho ainda visando manter a hegemonia do futebol local. A estreia da equipe na temporada será no dia 17, contra o Confiança, no Marizão.

Em nota, a Diretoria do Sousa agradeceu pelo tempo em que Leandro Campos esteve à frente do clube. Foram quase quatro semanas de trabalho e três amistosos realizados, em que venceu um e empatou outros dois. No período, contabiliza-se igualdades no placar contra o Potiguar de Mossoró (3x3) e contra o Iguatu (1x1); e, no último fim de semana, novamente contra o Potiguar, o técnico obteve sua primeira vitória (1x0).

“A decisão partiu do próprio profissional, que solicitou seu desligamento alegando problemas pessoais. O clube respeita a decisão e agradece ao treinador pelos serviços prestados, dedicação e profissionalismo durante o período em que esteve à frente do Sousa, desejando sucesso e boa sorte em sua caminhada pessoal e profissional”, dizia trecho da nota à imprensa divulgada pelo Sousa.

Técnicos

Nos demais clubes, os trabalhos seguem com os profissionais que iniciaram a pré-temporada. O Botafogo aposta em Bernardo Franco, 39 anos, para voltar a conquistar o Campeonato Paraibano, o que não acontece desde 2019. O Treze tem Roberto Fernandes, 54 anos, como seu comandante. O Serra Branca mantém, desde 2025, o técnico Roberto Maschio, 31 anos.

Maschio levou o Carcará à semifinal do Estadual de 2025, alcançando também vagas na Série D e na Copa do Brasil. Felipe Soares é o técnico que estará à frente do Nacional de Patos no Campeonato Paraibano. Com apenas 31 anos, Felipe, natural de Imperatriz (MA), é junto com o treinador do Serra Branca, o mais jovem comandante de uma equipe da Paraíba que participará da elite estadual.

O paraibano Cézar Wellington, de 54 anos, está à frente do Confiança. Atual campeão da divisão de acesso, o técnico, natural de Santa Rita, segue sendo o único profissional do estado, até este momento, confirmado na próxima edição do Campeonato Paraibano. Evaristo Piza, de 53 anos, com grande histórico pelo Botafogo, vive a expectativa de estrear no Estadual, agora, na área técnica do Campinense. O paulista de Campinas busca recolocar a Raposa em competições nacionais, o que não acontece desde 2023.

O Pombal será comandado por Marcel Santos, 41 anos. Enquanto o Esporte de Patos vai iniciar o Paraibano com Alexandre Lima, 54 anos. Atual vice-campeão da Segunda Divisão, o Atlético de Cajazeiras tem na sua área técnica Evandro Guimarães, 52 anos.

Copinha

O Esporte de Patos foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior após perder para o Cruzeiro, na última terça-feira (6). Em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos, em Franca (SP), sede do grupo 13, o time paraibano foi derrotado por 1 a 0. A Raposa é líder da chave, com seis pontos, levando vantagem nos critériso técnicos. O Francana ocupa a segunda posição,  também com seis pontos. Com zero pontos, o clube do Sertão já não pode alcançar as duas equipes, mas ainda entra em campo amanhã, quando enfrenta o Barra-SC.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de janeiro de 2026.