Notícias

decisão do estadual

São Bentos dominam o futsal na Paraíba

publicado: 12/12/2024 09h12, última modificação: 12/12/2024 09h12
Times do Cariri e do Sertão estão na disputa pelo título da temporada, com jogos nos dias 14 e 22 deste mês
462578324_568261966162548_4913776868127860972_n-819x1024.jpg

O São Bento do Cariri (CIMA) e o São Bento do Sertão (BAIXO) praticam o melhor futsal do estado e vão decidir o Campeonato | Fotos: Reprodução/InstagramParaibano

por Camilla Barbosa*

O Campeonato Paraibano de Futsal 2024 está chegando ao fim, e a taça será disputada por dois clubes xarás: a Associação Atlética São Bento de Boa Vista, representante da cidade homônima, no Cariri, e o São Bento Esporte Clube, do município de São Bento, no Sertão. Enquanto o primeiro chega, pela primeira vez, à decisão, o segundo quer conquistar o terceiro título estadual.

O jogo de ida da final do campeonato organizado pela Federação Paraibana de Futsal (FPFS) está programado para acontecer no próximo sábado (14), às 20h, no Ginásio O Andrezão, na cidade de São Bento; já a volta acontecerá no domingo seguinte (22), às 11h, no Ginásio O Cabeção, em Boa Vista.

 Estreia do caririense na final

Como determina o regulamento, em função de ter obtido o melhor desempenho durante o torneio até aqui, com 19 pontos marcados contra sete da equipe adversária, a Associação Atlética São Bento decidirá em casa. Para Tita Martins, presidente do clube, a expectativa positiva extrapola as quatro linhas e é compartilhada por toda a cidade de Boa Vista.

“A gente está esperando com ansiedade, porque é a primeira vez que a gente chega à final, já que essa é a nossa terceira vez participando do Paraibano. A gente tinha participado em 2009, 2010, mas sempre saía na primeira fase. E, graças a Deus, agora chegamos à final, quer dizer, é uma grande expectativa não só para a gente da equipe, como para toda a cidade de Boa Vista”, expressa.

Com um elenco repleto de jogadores com bastante qualidade técnica e advindos de diversas partes do estado, Tita acredita no título, mas ressalta a importância de manter os pés no chão.

“Há a responsabilidade de a gente jogar em casa e a torcida desejar o título. Mas temos que pensar logo no jogo de ida lá na cidade de São Bento, porque, se a gente fizer um bom resultado lá, então a gente já volta para casa mais confiante. Mas o futsal é bem diferente do futebol de campo. Porque, no futebol de campo, se você, por exemplo, perdesse de 5 a 0 lá na cidade de São Bento, então, teria que ganhar de 6 na cidade de Boa Vista. Enquanto que, no futsal, se você perde de 10 lá em São Bento, se a gente ganhar de 1 a 0 em casa, vai para a prorrogação. É bem diferente do futebol”, avalia.

“Vamos com confiança na nossa equipe, que é bem qualificada, e queremos fazer um bom jogo, sair com um bom resultado lá na cidade de São Bento, para que, em Boa Vista, com mais confiança, a gente consiga esse título que é almejado. Porque a gente tem vários títulos, só não do Paraibano”, acrescenta o presidente do clube boavistense.

 Sertão de olho na taça

Já do outro lado, a equipe sertaneja quer assegurar mais um título paraibano e consolidar-se no cenário local e estadual do futsal.  Para chegar lá, tem buscado se fortalecer a partir de uma intensa rotina de treinamentos, de acordo com Flaiton Pereira, diretor de Marketing do time de São Bento.

“A gente tem uma expectativa muito boa no Sertão. O Sertão é uma região que ama essa modalidade de futsal, então a expectativa é muito boa. Os treinos, eles intensificaram mais um pouco, apesar que a gente está em época de final de ano, de várias modalidades entrando de férias e o futsal ainda finalizando. A expectativa está boa para a nossa região. O professor Álvaro Henrique sabe da dificuldade que é enfrentar a equipe do São Bento, que é uma equipe muito forte, tanto que fez a melhor campanha do que a gente, vai decidir em casa. É uma equipe muito bem montada, mas a nossa expectativa está muito boa para esse jogo”, diz.

Diferente do xará de Boa Vista, o time do Sertão tem um plantel composto apenas por atletas da cidade-sede, o que, segundo Flaiton, foi um diferencial crucial para fazê-lo chegar à fase final.

“Eu acredito que foi a resiliência dos atletas, não só por ser só prata da casa, querer mostrar serviço, mas em outras oportunidades. O São Bento teve a oportunidade de contratar grandes jogadores, até Neto Caraúbas, da Seleção Brasileira, atuar por São Bento e ser campeão. Chegamos em duas finais consecutivas, então eu acredito que eles abraçaram essa responsabilidade para eles, estão entregando tudo de si, dentro de quadra, eu acho que isso é o diferencial da nossa equipe; isso aí já é uma energia, já é uma força para a gente ter chegado a essa reta final com muita vontade, com muita garra. E a vontade de pegar o título e marcar a história no estadual, sendo a única equipe do estado da Paraíba a ser campeã 100% com prata da casa”, elucida Pereira.

Para a primeira das duas batalhas, a ser enfrentada em casa, neste sábado, ele espera poder contar com a população local, como tem acontecido desde a fase inicial do torneio.

“A gente convida o nosso torcedor, a torcida apaixonada do São Bento, que lotem o ginásio Andrezão no próximo sábado, dia 14, que faça com que dê força aos atletas, para que a gente possa buscar um ótimo resultado e, no jogo da volta, mesmo de longe, a galera vibrando com aquela energia de longe e que a gente possa trazer o tricampeonato para a cidade de São Bento”, pontua o diretor de Marketing do time de São Bento.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2024.