Notícias

copa do brasil

Seis clubes passam às quartas de final

publicado: 06/08/2025 08h40, última modificação: 06/08/2025 08h40
Jogos de volta acontecem, hoje, e destaques ficam por conta de Palmeiras x Corinthians e Atlético-MG x Flamengo
54690442494_b0b825ea1e_h.jpg

No jogo de ida, na Neo Química Arena, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0 | Foto: Cesar Greco/Palmeiras - Foto: CESAR GRECO

por Redação*

A Copa do Brasil vai conhecer, hoje, seis clubes classificados para as quartas de final após os confrontos dos jogos de volta, e o que chama mais atenção vai acontecer em São Paulo. Palmeiras e Corinthians voltam a se enfrentar, às 21h30, no Allianz Parque, pelo confronto de volta das oitavas de final da competição nacional. Na ida, o Alvinegro venceu por 1 a 0, na Neo Química Arena. Com o resultado, o time visitante, nesta noite, mesmo com empate, garante a classificação. O triunfo do Alviverde por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. A equipe mandante passa de fase diretamente se vencer por margem de dois tentos ou mais. O clássico terá transmissão da Globo, SporTV, Premiere e Prime Video. Os clubes que avançarem para as quartas de final receberão R$ 4,7 milhões.

Pressionado pelas atuações recentes, que não empolgaram o torcedor, Abel Ferreira poupou todos os titulares na última rodada do Brasileirão, contra o Vitória (empate por 2 a 2), para escalar força máxima diante do rival. O Derby é encarado como a principal partida da temporada do Palmeiras. Após ter perdido a final do Paulista, outra eliminação para o Timão, agora num torneio ainda mais relevante, deixaria o ambiente bastante conturbado.

Sem saber se deve contar com os zagueiros Murilo e Bruno Fuchs, o treinador tem Micael como opção para fazer dupla com Gustavo Gómez. Assim, uma possível escalação titular tem os seguintes nomes: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Micael (Murilo ou Bruno Fuchs) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Maurício; Facundo Torres, Sosa e Vitor Roque.

Já o Corinthians tem na Copa do Brasil a única possibilidade de ganhar outro título na atual temporada. Se eliminar o rival no Allianz Parque na noite de hoje, restarão apenas seis jogos para a conquista de um troféu que renderia cerca de R$ 70 milhões. Além disso, a classificação contra o Palmeiras dará mais respaldo a Dorival Júnior, que ainda não convence parte da torcida. O técnico deve iniciar o clássico com os seguintes atletas: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidú; Raniele, Martinez, Carrillo e Garro; Yuri Alberto e Memphis Depay.

Uma das esperanças do torcedor corintiano para avançar, que envolve certa superstição, é o retrospecto do volante Charles. Quando ele esteve em campo nesta temporada, o clube paulista não perdeu. São 24 partidas de invencibilidade, 11 empates e 13 vitórias. Caso o Talismã do Timão participe do enfrentamento e mantenha essa escrita, a equipe seguirá para as quartas de final da Copa do Brasil.

Com 385 partidas disputadas, o histórico dos confrontos entre Corinthians e Palmeiras registra 132 vitórias do Alvinegro, 117 empates e 136 vitórias do Alviverde. A vitória por 1 a 0, com gol de Memphis Depay, no duelo que aconteceu na Neo Química Arena, no dia 30 de julho de 2025, foi apenas o primeiro jogo das equipes pela Copa do Brasil. Hoje, os clubes farão seu segundo confronto no torneio mata-mata.

Atlético-MG x Flamengo

O Galo e o Rubro-Negro jogam, hoje, às 19h, na Arena MRV, também pelo confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, com transmissão do SporTV e Premiere. O Atlético--MG tem um gol de vantagem após a vitória por 1 a 0, no Maracanã, no jogo de ida. Diante do cenário, o Flamengo precisará quebrar uma escrita para se classificar às quartas de final: o clube carioca nunca reverteu uma desvantagem fora de casa em torneios mata-mata, excluindo o Campeonato Carioca. O time de Filipe Luís precisa vencer por dois gols de diferença para seguir no torneio sem precisar das penalidades máximas, o que acontecerá em caso de triunfo rubro-negro pela vantagem mínima (um gol).

Para a partida, o Flamengo deve contar com Arrascaeta, que virou preocupação após deixar o campo no domingo (3), contra o Ceará, pelo Brasileirão, com um incômodo na parte posterior da coxa esquerda. Ele fez uma ressonância magnética e não teve lesão diagnosticada. Do lado mineiro, Guilherme Arana está à disposição do técnico Cuca para o confronto contra os cariocas. O lateral-esquerdo não esteve em campo no duelo de ida das oitavas de final.

Ao longo da história, Atlético-MG e Flamengo fizeram nove jogos pela Copa do Brasil. O retrospecto conta, inclusive, com uma final, ocorrida em 2024, quando o Rubro-Negro conquistou a taça. No histórico, o Mengão venceu cinco partidas; o Galo, três; e ainda houve um empate.

Outros jogos

Mais quatro jogos das oitavas de final da Copa do Brasil ocorrem hoje. Bragantino e Botafogo jogam no Cícero de Souza Marques (SporTV 2 e Premiere), em Bragança Paulista (SP), às 19h. Na ida, o placar foi 2 a 0 para os cariocas. Retrô e Bahia duelam na Arena Pernambucano (Prime Video), na Zona da Mata de Recife, às 19h30. Na ida, o placar foi 3 a 2 para os baianos. Athletico-PR e São Paulo se enfrentam na Arena da Baixada (Prime Video), em Curitiba, às 19h30. Na ida, o placar foi 2 a 1 para os paulistas.

A noite de Copa ainda terá Fluminense e Internacional atuando no Maracanã, às 21h30. Na ida, o Tricolor surpreendeu e venceu os gaúchos por 2 a 1, em Porto Alegre. A partida tem transmissão da Globo, Sportv, Premiere e Prime Video.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de agosto de 2025.