A seleção feminina de futebol volta à campo nas Olimpíadas hoje, às 13h, na Arena Corinthians, para a disputa da medalha de bronze após a derrota para a Suécia, nos pênaltis, que encerrou o sonho do ouro olímpico para as mulheres do Brasil. A adversária será a seleção olímpica do Canadá, que perdeu nas semifinais para a Alemanha.
Brasil e Canadá nunca se enfrentaram no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos. Será o primeiro confronto olímpico entre as duas seleções. A história canadense em Olimpíadas é recente. A primeira vez que a equipe disputou a competição foi em 2008, quando, na fase de grupos, teve uma vitória sobre a Argentina, um empate com a China e uma derrota para a Suécia; nas quartas de final foi eliminada pelos Estados Unidos por 2 a 1 na prorrogação.
Em 2012, em Londres, o Canadá levou o bronze. Na primeira fase, vitória sobre a África do Sul, derrota para o Japão e empate com a Suécia. Nas quartas, eliminou a dona da casa, a Grã Bretanha por 2 a 0; na semi caiu para as americanas por 4 a 3 na prorrogação. O bronze foi conquistado em cima da França, com uma vitória de 1 a 0.
Neste ano, na Rio 2016, as canadenses fecharam a fase de grupos com três vitórias: 2 a 0 sobre a Austrália; 3 a 1 sobre Zimbábue; e 2 a 1 sobre a Alemanha. Nas quartas, venceu a França por 1 a 0 e, na semi, perdeu para a Alemanha por 2 a 0.
As duas seleções já se enfrentaram diversas vezes nos últimos anos. Em 2015, foram três confrontos: pelos Jogos Pan-Americanos e duas pelo Torneio Internacional de Natal, com três vitórias para a Seleção Brasileira. Neste ano, mais três jogos, pela Copa Algarve e dois amistosos: duas derrotas e uma vitória.
A campanha
A campanha da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é de duas vitórias e, três empates no torneio, com oito gols marcados e apenas um sofrido, incluindo a semifinal. Na primeira fase o Brasil goleou a Suécia, mesmo adversário desta terça, por 5 a 1. A classificação para a semifinal foi obtida com vitória nos pênaltis sobre a Austrália, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.
Apesar da derrota nas semifinais para a Suécia, a seleção brasileira vai em busca do bronze, que seria a sua terceira medalha olímpica na história do futebol feminino olímpico — o Brasil já foi prata em 2004 e 2008. Em 1996 e 2000, ficou em quarto lugar. Em 2012, pela primeira vez havia ficado fora da semifinal. A Suécia nunca foi medalhista na modalidade — a melhor colocação foi um quarto lugar em 2004.