Notícias

Clubes estão em situações diferentes no momento, mas ambos apostam em dois grandes jogos entre eles

Sousa e Atlético farão clássico em dose dupla no Paraibano

publicado: 09/12/2021 09h23, última modificação: 09/12/2021 09h25
Atlético x Sousa.jpg

por Fabiano Sousa*

Definidos o regulamento e o calendário do Campeonato Paraibano de Futebol 2022, pelo Conselho Arbitral da FPF – Federação Paraibana de Futebol, na última segunda-feira, na sede da FPF, em João Pessoa, os clubes do Sertão – Atlético de Cajazeiras, Sousa e Nacional, este último, de Patos, agora, de fato, iniciam os preparativos de pré-temporada para a disputa do torneio estadual em 2022.

Mas antes, os dirigentes dos clubes sertanejos apontaram pontos positivos sobre a fórmula de disputa do campeonato que reúne os 10 principais clubes da elite do futebol paraibano. De acordo com o arbitral da FPF, o certame estadual do ano que vem será disputado por 10 clubes divididos em dois grupos. Atlético de Cajazeiras e Sousa ficaram no grupo A, já o Nacional de Patos será o representante sertanejo no grupo B. A competição começa no dia 3 de fevereiro e tem previsão para ser finalizada no mês de maio.

Como na primeira fase do torneio, os clubes do mesmo grupo se enfrentam em jogos de ida e volta, no total de oito partidas para cada clube. O conhecido “Maior Clássico do Sertão”, que envolve Sousa e Atlético, estará garantido no ano que vem. Para o presidente do Atlético, Paulo Albuquerque, a fórmula de disputa foi a mais viável dentro da perspectiva do clube. Ele comemorou o fato de encarar o Sousa e avaliou o grupo A como sendo o mais difícil dentro da competição.

“O Atlético defendeu a tese de um campeonato com um formato que oferecesse condições de competitividade justas para os clubes nas questões de logística e que ele fosse realizado num intervalo de poucas datas. Ficamos satisfeitos, pois novamente teremos o clássico contra o Sousa, em 2022. Evidentemente, não esperávamos enfrentar um grupo tão forte. Teremos adversários com investimentos maiores que nosso clube, são equipes que irão participar de campeonatos nacionais, vamos tentar enfrentá-los de igual para igual”, argumentou.

Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, levou em consideração os critérios técnicos e financeiros como pontos positivos no regulamento do torneio, mas se mostrou preocupado com o calendário, já que paralelo ao Campeonato Paraibano, o “Dinossauro” vai disputar a Copa do Nordeste, em 2022.

“Dentro dos critérios técnicos e financeiros, a formula de competição foi boa para todos os clubes. A preservação dos clássicos foi o grande ponto positivo para a questão financeira, já no fator técnico, todas as equipes terão os mesmos números de jogos como mandantes e visitantes. Será um grande campeonato, mas o Sousa terá que se desdobrar na correria do calendário já que também estará disputando a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil”, comentou o mandatário alviverde.

O alviverde estreia no estadual, em João Pessoa, contra o Auto Esporte; o Atlético recebe o Botafogo, em Cajazeiras e Nacional viaja até Campina grande para estrear contra o Campinense. A reportagem do Jornal A União não conseguiu o contato com representantes do Nacional de Patos.

O campeonato estadual de 2022 tem previsão de um calendário com 14 datas, estabelecidas pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol, por orientação da própria entidade, devido as mudanças no calendário do futebol brasileiro, em função da realização da Copa de 2022 no Qatar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 09 de dezembro de 2021