Notícias

No grupo A, o Sousa assumiu a ponta, e no grupo B, o Nacional vem superando os rivais de Campina Grande, depois de 23 jogos disputados

Times do Sertão tomam a liderança do Campeonato Paraibano

publicado: 15/03/2022 09h22, última modificação: 15/03/2022 09h22
275666566_446289977275425_8051635708862834506_n.tif

Foto: Jeffersonemmanoel/Sousa

por Fabiano Sousa*

Os jogos das últimas rodadas do Paraibano evidenciaram boas campanhas dos clubes sertanejos do Sousa e do Nacional de Patos. No domingo (13), o Sousa venceu por 2 a 0 o Atlético, no Perpetão, em Cajazeiras. Antes, no meio de semana, o Nacional já havia derrotado o Treze, em Patos, por 2 a 0. Os resultados colocaram Dinossauro e Canário nas lideranças de seus respectivos grupos com dez pontos conquistados, cada. Já o Atlético de Cajazeiras destoa no Sertão é o lanterna do grupo A com apenas um ponto, correndo grande risco de sofrer o seu terceiro rebaixamento.

Tido como um dos candidatos ao rebaixamento antes do início da competição por conta dos problemas extracampo, o Nacional deu a volta por cima na competição e vem se firmando como um dos clubes com chances de avançar a segunda fase do torneio. Para o treinador Lamar Lima, o objetivo agora é buscar a classificação para o quadrangular final das semifinais.

“Somos muito competitivos. Vamos sempre brigar por objetivos. Alguns já foram passados, que era permanecer na Série A. Vamos buscar a classificação, agora e qualificar ainda mais o grupo, porque a competição é difícil e asssim brigar com todas as nossas forças pelos objetivos reais dentro campeonato. A nossa campanha nos permite pensar grande”, pontuou.

O Sousa, que venceu o São Paulo Crystal e depois o Atlético, chegou à liderança do grupo A e pode ampliar a vantagem em novo confronto contra o Atlético, amanhã.

No sábado (12), o Botafogo confirmou o favoritismo e ganhou o “Botauto”por 1 a 0, no Almeidão, em João Pessoa, que colocou o Alvinegro na 3ª posição do grupo A com oito pontos, um a menos que o 2º colocado São Paulo Crystal, porém, com dois jogos a menos que o adversário direto. O Auto Esporte sofreu a sua quarta derrota e com quatro pontos conquistados vai brigar com o Atlético pela permanência na primeira divisão em 2023.

O “Clássico dos Maiorais” acabou empatado no domingo (13). Campinense e Treze não saíram do 0 a 0, no Amigão, em Campina Grande. Raposa e Galo brigam diretamente pela segunda colocação do grupo B com sete e seis pontos respectivamente. Quem vive a situação mais desconfortável é o Treze, embora com um ponto a menos, tem dois jogos a mais que o rival e vê o CSP logo atrás com mesmo número de jogos e dois pontos a menos na tabela de classificação. Do lado da Raposa, o treinador Ranielle Ribeiro se mostra insatisfeito com o início da temporada e cobra mais empenho no grupo rubro-negro, no Estadual, após a eliminação na Copa do Nordeste, ainda na fase de grupos.

“No Campeonato Paraibano temos a obrigação de brigar pelo título, temos de mudar o comportamento durante as partidas. O grupo tem condições de mostrar o seu real potencial”, comentou.

Após as três partidas realizadas no último fim de semana pelo Campeonato Paraibano, mais três jogos movimentam a rodada do Estadual na sua 7ª rodada, com destaques para mais dois clássicos. CSP x Nacional de Patos abrem a rodada, hoje, a partir das 20h15, no Almeidão, em João Pessoa. Amanhã, em Campina, às 20h15, Treze e Campinense duelam pelo “Clássico dos Maiorais”. No Marizão, em Sousa, também às 20h15, Sousa e Atlético fazem o “Clássico do Sertão”.

Em números

Com 23 jogos realizados, o Campeonato Paraibano chega à sua primeira metade disputada com média de 2,6 gols por partida, onde os mandantes foi quem mais venceram partidas. Das 10 equipes que disputam o certame, apenas uma delas ainda não conseguiu vencer, o Atlético.

A estatística da atual edição do Estadual aponta que já foram marcados 60 gols em 23 jogos, o que representa uma média de 2,6 gols por jogo. Pedrão, atacante do Nacional de Patos, balançou as redes por seis vezes e é artilheiro do certame. O Nacional de Patos é o clube dono do melhor ataque com 14 tentos marcados, já o Sport Lagoa Seca com apenas um gol marcado é quem tem o pior ataque do torneio. O Carneiro é também o clube de pior defesa com 14 gols sofridos e o Campinense, com apenas um gol sofrido, assegura a melhor defesa.

Os mandantes marcaram 33 gols contra 27 dos visitantes. Em relação a vitórias, foram nove contra sete dos visitantes, e ainda sete partidas que acabaram empatadas. Botafogo, Campinense e Sousa ainda não perderam na competição.

Mulher no apito

Pela primeira vez, uma mulher vai apitar um clássico na primeira divisão do futebol paraibano. A árbitra paraibana Ruthyanna Camila é quem vai apitar o jogo Treze x Campinense.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de março de 2022