Notícias

botafogo

Torcida faz festa na chegada de Nenê

publicado: 13/01/2026 09h32, última modificação: 13/01/2026 09h32
Jogador se diz bastante motivado para alcançar o maior objetivo do clube que é o acesso à Série B do Brasileiro
2026.01.12_chegada de Nenê do Botafogo © Roberto Guedes (122).JPG

Bastante assediado, o jogador Nenê, a grande contratação do Belo em 2026, desembarcou, ontem (12), no aeroporto Castro Pinto | Foto: Roberto Guedes

por Danrley Pascoal*

A torcida do Botafogo recepcionou, ontem (12), no Aeroporto Internacional Castro Pinto, o meia Nenê, que chega para vestir a camisa do Alvinegro pessoense, aos 44 anos. O atleta tem status de maior contratação da história do futebol da Paraíba. Em 2026, o jogador atuará no Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. Ele vem com a missão de ajudar na conquista do Estadual e na conquista do acesso para a Série B.

Em meio à festa do torcedor, na saída do portão de desembarque, Nenê teve a oportunidade de dizer suas primeiras palavras à imprensa, agora, como atleta do Belo. “Muito feliz, motivado. Todo jogador adora estar em um ambiente desse. [...] Espero poder retribuir isso dentro de campo”, afirmou o meia, que foi abraçado pela multidão que o aguardava.

O torcedor

Jacinto Júnior, instalador elétrico, que mora em Portugal, mas passa férias em João Pessoa, aproveitou a oportunidade para comparecer ao aeroporto. Ele falou ao jornal A União sobre essa grande contratação.

“Como um torcedor apaixonado do Belo, ver Nenê chegando, um jogador diferente, que jogava uma Série A, traz uma perspectiva muito boa. Mesmo eu acompanhando de longe, espero que ele leve o Belo ao seu principal objetivo, que é o acesso à Série B. Eu creio que essa contratação é um bom presságio para que, se Deus quiser, no ano de 2026, o Botafogo consiga esse tão sonhado acesso”, afirmou. 

A torcida do Belo marcou presença em grande número, para recepcionar a maior contratação do Botafogo na temporada

Vanderlane Mendes, que é auxiliar administrativo, foi uma das torcedoras do núcleo feminino do Belo que esteve no aeroporto. Ela destacou que, em 2025, compareceu em todas as partidas do time no Almeidão. Neste ano, com a contratação de Nenê, as expectativas são as maiores. “Não só por Nenê, mas pelo elenco montado. Ele veio para agregar. Muitos falam que ele veio mais velho, por acompanhá-lo há muito tempo, eu creio que ele vai vir para fazer boas partidas, agregando muito, tanto no Paraibano quanto no Campeonato Brasileiro”, comentou a torcedora que estava acompanhada do filho pequeno e do marido.

História no futebol

O jogador tem larga experiência no futebol nacional e internacional, tendo vestido as camisas de tradicionais clubes brasileiros, tais como Corinthians, Santos, Palmeiras, Vasco, Fluminense e São Paulo. Fora do Brasil, ele atuou no Paris Saint-Germain e Mônaco, da França; West Ham, da Inglaterra; Espanyol e Celta de Vigo, da Espanha. Agora, ele chega como principal nome do novo modelo administrativo do Botafogo (a Sociedade Anônima do Futebol).

A passagem de Nenê pelo futebol nordestino não é inédita. Apesar de não ter jogado profissionalmente por nenhum clube da região, ele iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Bahia, em 1996. Desde então, vestiu as camisas de inúmeros clubes e realizou mais de 987 partidas oficiais.

Em 2025, o meia tornou--se o primeiro jogador de linha a entrar em campo com mais de 44 anos, considerando partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. Nenê já detinha o recorde de jogador de linha mais velho a atuar na elite do futebol nacional, marca atingida em 2024, quando superou Zé Roberto, ex-Palmeiras. O agora jogador do Belo só fica atrás nesse ranking do goleiro Fábio, que tem 45 anos e renovou com o Fluminense até dezembro de 2027.

Maior contratação?

A contratação de Nenê gerou um grande debate entre torcedores. Alguns questionaram se o jogador chega com o status de maior contratação da história do clube. Outros resolveram esperar o rendimento em campo, usando o argumento de que tudo depende da bola jogada. A experiência mais recente não traz boas memórias. Em 2020, Léo Moura, ex-Flamengo, chegou como grande nome para aquela temporada, mas foi um grande fracasso.

Dois nomes que brigam com Nenê para ser a maior contratação da história são Giovane, ex-meia do Vasco, e Warley, que vestiu a camisa da Seleção Brasileira. O primeiro atuou na temporada de 1996, disputando o Estadual. O segundo jogou quatro temporadas no Belo, sendo tricampeão paraibano (2013, 2014 e 2017) e campeão da Série D, em 2013.

Curiosidade

O Botafogo fará sua 13ª participação consecutiva na Série C do Campeonato Brasileiro. Tendo, desde 2014, acumulado não só campanhas históricas, que não renderam acesso, mas grandes traumas com eliminações vexatórias. A chegada de Nenê pode ser um alento para o torcedor que sonha com o fim do martírio na competição. O meia, no início de sua carreira, esteve no elenco do Paulista de Jundiaí, campeão da Terceira Divisão de 2001.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de janeiro de 2026.