Notícias

no ronaldão

Torneio Nacional de Ginástica começa, hoje, em João Pessoa

publicado: 11/11/2025 09h06, última modificação: 11/11/2025 09h06

por Redação*

A capital paraibana sedia, a partir de hoje, o Torneio Nacional de Ginástica Artística 2025, evento organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que vai até o próximo domingo (16). Antes mesmo de começar, a competição promete ser sucesso, já que, pela primeira vez, teve mais que mil inscritos: são exatamente 1.416 ginastas, de nível iniciante a avançado, confirmados. Ao todo, estarão representadas 91 entidades e 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O evento será realizado no Ginásio Ronaldão e contará com disputas em quatro categorias (Pré-Infantil, Infantil, Juvenil e Adulta). As competições ocorrem nos períodos da manhã, tarde e noite, e o acesso ao ginásio é livre; no entanto, nos dois últimos dias, será necessário adquirir a entrada pela plataforma Sympla, de forma gratuita.

“No ano passado, já tínhamos a meta de chegar a mil. Batemos na trave, mas este ano conseguimos, e ultrapassamos esse número. A popularidade da ginástica artística vem crescendo a cada ciclo olímpico. É uma conjunção de fatores que contribuem para isso. Temos grandes nomes olímpicos; Rebeca Andrade é a face mais presente. Além disso, conquistamos medalhas olímpicas, entre elas a histórica, na competição por equipes. E, claro, a CBG tem uma gestão de excelência, que nos impulsiona”, destaca Adriana Alves, coordenadora técnica de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica.

O Torneio Nacional de Ginástica Artística contará com representantes da Paraíba, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel--PB), Lindolfo Pires, o evento será mais uma oportunidade de fortalecer, para além do esporte, o turismo e a economia pessoense.

“2024 foi um marco para o esporte da Paraíba, pois a reinauguração do Ginásio Ronaldão foi justamente com o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, e o sucesso foi tão grande que a CBG demonstrou todo o interesse em realizar mais uma competição aqui em João Pessoa. E chegou a vez do Torneio Nacional, com cerca de 1.400 atletas, contribuindo também para o turismo e a economia local”, observou o secretário da Sejel, Lindolfo Pires.  Robson Caballero, coordenador do Comitê Técnico de Ginástica Artística Masculina da CBG, reforçou as justificativas sobre a escolha de João Pessoa como cidade-sede. “Existe um interesse real do Estado em promover o esporte. Lá também tivemos os Jogos da Juventude do ano passado, vale lembrar. Isso é muito positivo, porque vamos cativando o público local e criando raízes na cidade. O público paraibano é hospitaleiro e vibrante, o que contribui para fazermos uma grande festa esportiva”, aponta.

“O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, realizado na Paraíba no ano passado, foi um exemplo concreto de como o investimento público pode impulsionar o esporte. As instalações do Ronaldão oferecem condições excelentes para os atletas, e o público paraibano demonstra um entusiasmo contagiante. O apoio do Governo da Paraíba foi determinante para o sucesso do evento e reforça a relevância da parceria entre o Poder Público e a Confederação Brasileira de Ginástica para o desenvolvimento da modalidade no estado e em todo o país. Por todos esses motivos, não tivemos dúvida ao escolher João Pessoa novamente como sede de um evento nacional de ginástica artística”, acrescenta o dirigente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de novembro de 2025.