Notícias

copa paraíba

Torneio volta ao cenário após 14 anos

publicado: 26/11/2025 09h24, última modificação: 26/11/2025 09h24
Seis clubes terão direito de disputar a competição em 2026 e o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2027
2025.11.24_conselho tecnico FPF_micheli ramalho © Roberto Guedes (314).JPG

A presidente Michelle Ramalho resolveu inovar para a temporada de 2026 no futebol da Paraíba | Foto: Roberto Guedes

por Danrley Pascoal*

Depois de 14 anos, a Copa Paraíba retornará ao calendário do futebol local. A informação foi confirmada pela presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, durante o Conselho Técnico do Campeonato Paraibano 2026. A competição, que busca movimentar o segundo semestre da próxima temporada, contará com seis equipes e concederá vaga na Copa do Brasil de 2027.

O torneio, criado na gestão de Rosilene Gomes, não acontece desde 2012, quando o CSP foi campeão. A partir de então, nos anos seguinte, não houve a quantidade de clubes suficiente para que a competição ocorresse. A Copa Paraíba 2026 será composta pelos times do Campeonato Paraibano Primeira Divisão, com exceção dos finalistas, que têm lugar assegurado na Copa do Brasil, e dos rebaixados.

“Depois de assumir a vice-presidência da CBF, obtive uma visão mais ampla do esporte. Por isso, este ano aumentamos as competições no nosso estado [...]. A ideia é esta: cada vez mais procurarmos trabalhar, visando fortalecer o futebol paraibano”, destacou Michelle Ramalho sobre o fomento do futebol por meio da criação de torneios de base e profissionais.

O formato de disputa não está definido. A intenção é de que o torneio aconteça no intervalo do fim da Primeira Divisão ao início da Segunda. Assim, deve ocorrer entre os meses de maio e agosto. Criada em 2006, até sua interrupção, a Copa Paraíba teve seis edições e nenhum campeão repetido. A primeira edição foi realizada com jogadores sub-21, tendo o Campinense como campeão, de forma invicta.

Dorgival Pereira, supervisor de futebol da Raposa, falou sobre a competição. Agora, sua equipe pode alcançar torneios nacionais para 2027 por meio de dois torneios. “A Copa Paraíba será muito importante para os clubes que não têm calendário [estadual ou nacional]. O retorno desse torneio dará condições às nossas agremiações de participar de uma competição de bom nível”, disse.

Em 2007, não houve disputas. Somente a partir da segunda edição, em 2008, a competição passou a conceder vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte, quando também passou a ter equipes principais atuando.

Polêmica

Em 2012, na sua última edição, a Copa Paraíba ficou marcada por uma polêmica encerrada nos tribunais. Isso porque o Sousa contestou a legalidade da classificação do CSP, o campeão, para a Copa do Brasil de 2013. O Dino entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) alegando que o certame local não poderia conceder vaga aos torneios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Em 2012, o CSP comemorou a conqusita da Copa Paraíba, mas não pôde disputar a Copa do Brasil; a vaga foi cedida ao Sousa | Foto: Lucas Barros/Divulgação

Na época, o regulamento geral da CBF proibia que competições estaduais com menos de quatro equipes fossem seletivas para campeonatos organizados pela CBF. Como a Copa Paraíba teve apenas três clubes (Treze, Botafogo e CSP), o STJD acabou tirando a vaga do Tigre e repassou para o Sousa, vice-campeão paraibano de 2012. 

Novidades de 2026

Os bastidores do Conselho Técnico, realizado na última segunda-feira (24), foram bem movimentados. A FPF anunciou também a criação da Recopa Paraíba, que reunirá os vencedores do Campeonato Paraibano da Primeira e da Segunda Divisão. Além disso, a entidade pagará uma premiação em dinheiro para os finalistas do Estadual: o campeão receberá R$ 100 mil; e o vice, R$ 50 mil.

Com os representantes de todos os clubes da Primeira Divisão, mais a presidente Michelle Ramalho no mesmo local, José Moraes, presidente do Spartax, teve alguns minutos para apresentar uma proposta em que sugere o aumento da quantidade de clubes da elite estadual de 10 para 12, visando o ano de 2027. Ele estava representando as agremiações da Segunda Divisão.

A iniciativa foi rejeitada no primeiro momento e deve ser debatida ao longo de 2026. A sugestão de Moraes era que apenas um clube fosse rebaixado da Primeira Divisão e três acendessem da Segunda. Em 2027, o Campeonato Paraibano teria um novo formato, com dois grupos de seis clubes. Um dos dirigentes que manifestaram desacordo com a alteração foi Aldeone Abrantes.

Brasileiro Série C

O Botafogo conheceu os seus adversários do Campeonato Brasileiro Série C de 2026. Na sua 13ª participação consecutiva no torneio, o Belo vai enfrentar Floresta, Confiança, Ypiranga, Maringá, Ituano, Figueirense, Anápolis, Itabaiana, Caxias, Guarani e Brusque. Estes que estiveram no certame de 2025. Além disso, o time da Paraíba terá também os seguintes adversários: Ferroviária, Amazonas, Paysandu e Volta Redonda, vindos da Série B; e Barra, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira, oriundos da Série D.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de novembro de 2025.