Notícias

quadrangular final

Três vagas ainda estão em disputa

publicado: 27/08/2025 10h42, última modificação: 27/08/2025 10h42
Apenas cinco clubes estão garantidos na fase decisiva do Brasileiro Série C e o Botafogo segue vivo na disputa
54742714709_91e0448203_o.jpg

Lance do jogo contra o Tombense que permitiu o Belo entrar na briga por uma vaga no quadrangular, na última rodada | Foto: João Neto/Botafogo

por Danrley Pascoal*

Depois do encerramento da 18ª rodada da Série C, o Botafogo conheceu os possíveis cenários para alcançar a classificação ao quadrangular do acesso. O Belo ocupa a 10ª posição, com 23 pontos, tendo um a menos que o oitavo. O Alvinegro precisa vencer o Anápolis, fora de casa, além de torcer contra Guarani (6º), Brusque (7º), Ituano (8º) e Floresta (9º). Os 10 jogos da última rodada acontecem todos no sábado (30), às 17h.

Para seguir à segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Botafogo precisa torcer por pelo menos dois dos seguintes cenários, caso confirme um triunfo contra o rival goiano no Estádio Jonas Duarte, na cidade de Anápolis: derrota do Guarani, derrota ou empate de Brusque, de Ituano e de Floresta.

Num cenário otimista, o Belo tem chances de classificação mesmo empatando. Nesse caso, seria preciso que Ituano e Floresta perdessem seus jogos. Após uma campanha de altos e baixos durante todo o torneio, a possibilidade de chegar ao quadrangular é vista pelo torcedor como um alento, no fim de uma temporada frustrante, mas que poderia ter sido pior.

Campanha alvinegra

Nas 18 partidas que realizou na Terceira Divisão, o Alvinegro da Maravilha do Contorno teve seis vitórias, sete derrotas e cinco empates. O desempenho resulta num aproveitamento de apenas 42%. Se as apresentações no Almeidão deixaram a desejar em muitos momentos, cabe ressaltar que, ainda assim, é a campanha em casa que tem feito o clube sonhar com um lugar no quadrangular. O time de Evaristo Piza tem o quarto melhor aproveitamento do campeonato quando atua como mandante.

No entanto, para terminar entre os oito primeiros precisará melhorar o desempenho fora de casa. Se no Almeidão foram 17 pontos somados dos 23 totais, longe da capital pessoense, a equipe conquistou apenas seis pontos, tendo a quinta pior campanha, que registra uma vitória, três empates e quatro derrotas. O único triunfo foi registrado no dia 19 de julho, quando venceu o Ituano por 3 a 1. No nono enfrentamento como visitante, nesta edição da Série C, é preciso melhorar as atuações e consequentemente ter resultados melhores para alcançar algo diferente.

Belo no quadrangular

Desde 2020, quando o sistema de acesso à Série B passou a contar com um quadrangular, o Botafogo esteve presente em três oportunidades. Em 2021, sua primeira participação, jogou contra Ituano, Criciúma e Paysandu. Nas seis partidas, venceu duas, perdeu duas e empatou duas, somando oito pontos. Naquele ano, apenas um ponto foi o que separou o Belo da classificação. O Criciúma, segundo colocado, alcançou nove pontos. O Ituano ficou com a outra vaga.

Em 2023, o Alvinegro também chegou ao quadrangular, no entanto, pouco fez para conquistar uma vaga na Segunda Divisão. Em uma campanha decepcionante, o clube paraibano somou apenas três pontos num grupo que tinha Amazonas, Paysandu e Volta Redonda. A equipe perdeu cinco dos seis jogos e venceu apenas um.

No atual formato, a segunda fase de 2024 foi a mais frustrante entre todas as que o Botafogo esteve envolvido. Com a melhor campanha já feita por um clube na fase classificatória, tendo somado 41 pontos, quando chegou ao quadrangular, o time não correspondeu às expectativas. Nos seis jogos realizados, venceu apenas um, empatou dois e perdeu três. Com cinco pontos, os comandados de Evaristo Piza ficaram na terceira posição num grupo que tinha Volta Redonda e Remo, que subiram, além de São Bernardo. Agora, o Alvinegro sonha com a terceira aparição consecutiva na principal fase do torneio nacional.

Próximo adversário

Será a primeira vez que Botafogo e Anápolis vão se enfrentar. O encontro acontece com os clubes vivendo momentos distintos. Enquanto o Belo chega sonhando com vaga no quadrangular, os goianos precisam dos três pontos para garantir a sua permanência na competição para 2026. O Galo da Comarca, como é conhecido o próximo adversário dos paraibanos, ocupa a 16ª posição, tendo 20 pontos. Um empate pode livrar a equipe do descenso, mas seria preciso torcer para que não houvesse vencedor no duelo entre ABC e Itabaiana.

Paraibano Segunda Divisão

O duelo Spartax e Miramar, empate por 2 a 2, no Almeidão, na última segunda--feira (25), fechou a primeira rodada do Campeonato Paraibano Segunda Divisão. No sábado (23), no jogo inaugural da competição, que vai classificar o campeão e o vice para a elite do futebol local, o São Paulo Crystal e o Confiança também empataram em 0 a 0, no Estádio Amigão, em Campina Grande.

Já no domingo (24), ocorreram outros três jogos: no Estádio José Cavalcanti, em Patos, o Atlético de Cajazeiras goleou Sabugy (7x0); no Feitosão, em Monteiro, Serrano e Cruzeiro de Itaporanga empataram por 1 a 1; em Guarabira, no Estádio Silvio Porto, Queimadense derrotou a Desportiva Guarabira por 2 a 1.

Segundo a Federação Paraibana de Futebol (FPF), a segunda rodada inicia hoje, tendo Sabugy e Serrano no José Cavalcanti, às 19h; e São Paulo Crystal e Queimadense no Amigão, às 20h. Amanhã, o Confiança recebe o Spartax na Toca do Papão, em Sapé, às 15h; Miramar e Cruzeiro duelam no Almeidão, também às 15h; já às 20h, o Atlético de Cajazeiras joga contra a Desportiva Guarabira, no Perpetão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de agosto de 2025.