Notícias

Brasileiro da série D

Treze vai disputar a sua sétima edição

publicado: 20/03/2024 08h55, última modificação: 20/03/2024 08h55
Sousa - Foto - merson Marvin.jpeg

O Sousa faz uma bela temporada e vem se destacando na Copa do Brasil e Estadual | Foto: Emerson Marvin/Sousa

por Fabiano Sousa*

Fora da disputa do Campeonato Brasileiro da Série C desde de 2021, o Treze chega para completar a sua sétima participação querendo refletir na competição o bom momento na temporada. Ao lado do Sousa, o clube será um dos representantes paraibanos na competição nacional, o Dinossauro, por sua vez, tentará repetir a mesma campanha na disputa da edição anterior e quem sabe superar, mas para isso terá de conquistar uma das quatro vagas que darão o acesso para disputa do Brasileirão da Série C, em 2025.

Na disputa nacional que reunirá 64 equipes divididas em oito grupos, com cada oito equipes, cada. Juntos, Dinossauro e Galo iniciarão a disputa pelas quatro vagas no Grupo A3 e terão como adversários Atlético-CE, Maracanã-CE, Iguatu-CE, América-RN, Potiguar-RN e Santa Cruz-RN, respectivamente.

Na última vez em que esteve na disputa da competição nacional, o Treze parou ainda na primeira fase. Agora, a equipe vai em busca de fazer uma nova história, tendo como primeira missão a conquista da classificação entre os quatro colocados do Grupo A3 e, consequentemente, buscar o acesso para retornar à terceira divisão do futebol nacional. No entanto, a diretoria galista pondera, prefere tratar cada jogo como decisão, mas com o objetivo traçado bem antes do início da disputa - o acesso à disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

“Caímos numa chave equilibrada, onde não se tem favoritos. Cada jogo será uma decisão, cabe a nós fazermos o dever de casa e buscarmos pontos quando jogarmos como visitantes para aumentarmos a possibilidade com relação à classificação na primeira fase. Antes, quando o time estava sem calendário, tínhamos a missão de fazer o time voltar à disputa no calendário das competições na nacionais, agora, já trabalham numa perspectiva de alcançarmos um acesso para mudarmos o patamar, evidentemente, respeitando todos os adversários e sabendo da dificuldade que será a competição”, destacou Artur Bolinha, presidente do Treze

Quarto finalista na edição passada, o Sousa bateu na trave e por pouco não conseguiu conquistar um inédito acesso para a disputa do Brasileirão da Série C nesta edição. E a boa campanha do Dinossauro tem se repetido na atual temporada quando o assunto é a disputa por competição nacional. Afinal, o clube tem feito história na disputa da Copa do Brasil e chega à terceira fase da competição depois de ter deixado para trás Cruzeiro-MG e Petrolina-PE.

Na sua oitava participação no torneio nacional, o clube sertanejo vai tentar superar a campanha da edição passada, mas só atingirá o feito se alcançar a inédita façanha de assegurar uma das quatro vagas que darão acesso para a disputa da Série C, em 2025.

Galo e Dinossauro têm estreias agendadas para 28 ou 29 de abril, contra Santa Cruz-RN e Iguatu-CE, respectivamente, com o Treze jogando como visitante e o Sousa como mandante. O regulamento da competição segue o mesmo critério da edição passada, onde os 64 clubes jogam entre si, dentro das próprias chaves, em partidas de ida e volta. Ao todo, 14 rodadas serão disputadas.

Ao fim da primeira fase os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, que a partir desse momento, passará a ser disputada no modelo de mata-mata, até serem conhecidas as quatro equipes que conseguirão o acesso para a Série C.

Paraibano 2024
Além de representantes da Paraíba no Campeonato Brasileiro da Série D, Sousa e Treze irão reeditar a final da edição passada do Campeonato Paraibano e disputarão uma vaga para a grande final desta edição, depois de terem terminado em 4o e 1o colocados, respectivamente, com as datas dos confrontos agendadas para 31 de março e 3 de abril, tendo o Galo a vantagem de jogar a segunda partida como mandante.

O outro confronto que envolve Botafogo e Serra Branca tem datas agendadas para os dias 30 de março e 2 de abril. Nesse confronto, quem tem a vantagem de jogar a segunda partida como mandante é o Carcará, por ter terminado a disputa da primeira fase à frente do Botafogo. As equipes terminaram empatadas como o mesmo número de 17 pontos, mas com o Carcará levando a melhor no critério de desempate para ficar com a vice-liderança.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de março de 2024.