Marcos Lima
As equipes paraibanas que representam o Estado nas modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude (basquete, futsal, handebol e voleibol, masculino e feminino), edição 2016, faixa etária 12-14 anos, finalizam hoje suas participações na primeira fase classificatória. Hoje será conhecido quem estará na fase seguinte do torneio, uma vez que, em cada chave, se classificam apenas os dois melhores colocados.
“Este ano, o nível está muito elevado e estamos encontrando muitas dificuldades”, disse, na manhã de ontem, o presidente da Federação Paraibana de Basquete, Eduardo Schafer, técnico do Colégio Motiva de Campina Grande, que representa o Estado na categoria feminina. Na estreia, no último domingo, as paraibanas perderam por 38 a 11 para Pernambuco. Ontem voltaram às quadras para novo confronto, desta feita diante do Maranhão, e hoje enfrentam o Ceará, às 17h, no Colégio Motiva Oriental.
“Nossas atletas disputam uma competição nacional pela primeira vez, talvez isto seja o motivo de não termos feito uma boa estreia”, afirmou Eduardo, lembrando que Pernambuco, Maranhão e Ceará, adversários das paraibanas, são estados muito fortes no basquete.
Situação idêntica ao basquete vive a delegação paraibana de handebol. “Estamos com um time bom, mas caímos numa chave muito difícil”, afirmou Isaías Oliveira, técnico da equipe do Colégio Motiva, que representa a Paraíba na categoria masculina. Na estreia foram derrotados por 13 a 12 por Pernambuco. Ontem jogaram contra o Rio de Janeiro, e hoje enfrentam Santa Catarina, às 14h30, no Ginásio Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. Já no feminino, o handebol também representado pelo Colégio Motiva, ganhou do Ceará por 15 a 10. Jogou ontem com Bahia e hoje duela com Goiás.
“Temos chances de classificação. Todas estão motivadas e acreditamos que dá para ficar entre as duas melhores colocadas da nossa chave. O apoio da torcida tem sido fundamental”, disse o professor Idebaldo Grisi, técnico da equipe feminina de voleibol da Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude, que é representada pelo IE Colégio e Curso. Ontem estiveram enfrentando Tocantins e hoje encaram o Espírito Santo. Na estreia, no último domingo, venceram o Maranhão por 2 a 0. Já o masculino não fez uma boa estreia. Perdeu para o Rio de Janeiro por 2 a 0. Enfrentou ontem Pernambuco e hoje encara São Paulo.
Já no futsal, o treinador Leucinho Barbosa é só motivação. “Acreditamos que estaremos entre os dois melhores da nossa chave”, disse ele, que parabenizou a equipe pela vitória masculina de 3 a 0 diante de Santa Catarina. “Tivemos um time impecável, onde o destaque foi o atleta Carlos, que marcou três vezes”, disse ele. Ontem, a equipe enfrentou Pernambuco e hoje, às 15h30, joga contra o Rio de Janeiro.
Os medalhistas dos torneios das modalidades coletivas serão conhecidos na próxima quinta-feira, último dia dos Jogos Escolares. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba.