eduardo augusto

Uma nova promessa no jiu-jitsu

publicado: 04/04/2024 08h38, última modificação: 04/04/2024 08h38
Aos 13 anos, atleta já coleciona conquistas importantes e mira eventos internacionais
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-14.03.jpg

Eduardo no alto do pódio no Grand Slan do Nordeste | Foto: Arquivo Pessoal

por Danrley Pascoal*

Eduardo Augusto, de 13 anos, natural de João Pessoa, que reside em Sousa, é um dos principais destaques da nova geração da cena esportiva no estado da Paraíba. O jovem sagrou-se campeão do Campeonato Paraibano de Jiu-jitsu no último fim de semana. Foi a quarta competição que o garoto participou em 2024, das quais venceu três e ficou em 3o em uma.

Ele esteve no Open Jampa, em João Pessoa/PB; no Grand Slam Nordeste, em Natal/RN; no Campeonato Sul-Americano, no Rio de Janeiro/RJ; e, por último, no Campeonato Paraibano, em João Pessoa/PB. Sendo campeão Gi e No-GI da sua categoria, ou seja, com kimono e sem kimono, no Open Jampa, no Grand Slam Nordeste e no Campeonato Paraibano, além de ter ficado em 3° lugar no Sul Americano de jiu-jitsu. Agora Eduardo prepara-se para a disputa do Brasileiro, em Barueri/SP; e para o International Open Salvador Fall, em Salvador/BA.

Eduardo treina a modalidade há três anos e ao Jornal A União contou um pouco de sua trajetória e do início no esporte. “Antes de iniciar a minha jornada no jiu-jitsu, vi que eu tinha vocação para esportes. Então, eu pedi à minha mãe que me colocasse em alguma luta de artes marciais. Procuramos algumas academias, até que localizamos uma de jiu-jitsu na cidade em que eu morava, Monteiro. Os meus pais pediram algumas informações ao professor, que me convidou para fazer um treino teste. Desde então, eu nunca mais deixei de treinar”, disse.

"Todas as minhas lutas eu tento dar o meu melhor"
- Eduardo Augusto

A carreira como atleta de alto rendimento só começou este ano, quando o jovem passou a receber suporte de patrocinadores e reconhecimento do seu professor e colegas. Hoje, agradece a quem o inseriu no esporte. “A academia KVA, na pessoa do professor Henrique, foi decisiva para que eu me interessasse pela modalidade, além de ter a sua importância no atleta que eu sou, pois o trabalho dele sempre foi feito com muita dedicação e zelo”, ressaltou. Atualmente Eduardo é faixa amarela no jiu-jitsu, quarto grau, e treina na academia Gracie Barra, do professor Higo Venâncio.

“O jiu-jitsu tem como filosofia de vida, o respeito, a paciência e a disciplina, que serviu como suporte a minha evolução como atleta e como pessoa. Hoje, sinto-me focado e disciplinado, pois tenho compromissos diários para manter a minha constante evolução, pois treino musculação com personal trainer e faço treino específico com o meu mestre. Além de realizar treino coletivo com a minha turma e, ainda, treino de posições em casa”, conta Eduardo.

Para estar no ápice físico e técnico durante as competições, o garoto também tem uma estrutura a qual dá suporte de alimentação suplementar proteica. “Todas as minhas lutas eu tento dar o meu melhor, porque eu sempre atribuo as minhas conquistas a Deus, que é quem eu tributo toda a honra e toda a glória; aos meus pais, Rodolpho e Thaís, que não medem esforços para me apoiar; ao meu professor, Higo Venâncio; e amigos de academias. Além disso, tem meus patrocinadores e colaboradores, que confiaram e confiam no meu talento”, disse.

Com apenas 13 anos, Eduardo já mostra um futuro promissor nas artes marciais | Foto: Arquivo Pessoal

Eduardo falou sobre os sonhos e das perspectivas para a promissora carreira que tem trilhado. De acordo com ele, o objetivo é estar inserido em eventos internacionais já em 2025. No calendário de competições do próximo ano, tem torneios nos EUA, Emirados Árabes e França.

“Pretendo seguir a carreira no jiu-jitsu e ser fonte de inspiração para os meus colegas e irmãos. Quero me dedicar ao máximo, sem medir esforços, para que eu possa disputar não somente campeonatos aqui no Brasil, mas também em outros países. Tenho o desejo de ser reconhecido e reconhecer, como forma de gratidão, os meus professores e o talento de meus amigos de treino, em que sou honrado de tê-los conhecido”, destacou.

Para realizar o sonho de representar o Brasil, Eduardo conta com a ajuda da Secretaria do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Sousa, além de outros patrocinadores como Farmácia do Bem, Rio Vale Chevrolet, Lord Man e Sousa Madeiras. Devido aos custos, seria inviável competir em alto nível sem o apoio desses parceiros.

Campeonato Paraibano

O Campeonato Paraibano de Jiu-jitsu ocorreu dia 30 de março, na Vila Olímpica, e contou com a presença de 680 atletas kids, sendo o maior evento Kids da história do Estado e o terceiro maior evento kids do Nordeste, conforme os organizadores. O evento foi organizado por Jan Pereira e pela Federação Paraibana de Jiu-jitsu, presidida pelo mestre Key Pessoa.

O torneio é o principal campeonato da modalidade na Paraíba, tendo representantes de diversas cidades.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de abril de 2024.