Apesar das semifinais do Novo Basquete Brasil 2023/2024, protagonizadas pelo Flamengo, Sesi Franca, Minas Tênis Clube e Bauru Basket, iniciarem nesta sexta-feira, a temporada 2024/2025 já está prevista para começar no dia 14 de outubro deste ano. O único representante da Paraíba na competição, o Unifacisa Basquete, anunciou seu novo técnico, Rodrigo Galego, que comandará a equipe no campeonato nacional.
Segundo informações do clube, o acordo foi firmado com Rodrigo Galego, ontem, em Campina Grande. Ele, que chegou à cidade ainda em 2022, onde atuava, desde então, como assistente técnico do Unifacisa, comemorou a escolha e enalteceu o trabalho de seu antecessor no comando da equipe, César Guidetti.
“É uma felicidade muito grande ter sido escolhido para ser o técnico do Basquete Unifacisa. Foram 25 anos de muito trabalho em busca de uma oportunidade como essa e junto com esse sentimento vem também a responsabilidade de assumir à frente desse grande projeto, uma equipe que cresceu muito nesses cinco anos e segue crescendo.
Somado a isto, tem também a responsabilidade de substituir um grande amigo e profissional como o César Guidetti, que foi a pessoa que investiu em mim, me transformou em primeiro assistente e acreditou no meu trabalho”, disse, em matéria divulgada no site do Unifacisa.
O técnico ainda descreveu quais serão os primeiros passos de sua caminhada na nova posição. “A nossa primeira meta é dar continuidade a esse grande trabalho que vem sendo feito em Campina Grande e eu estou muito animado e feliz para isso. Sou da casa, já me sinto muito campinense e vamos trabalhar muito para continuar trazendo alegrias para essa cidade”, comentou Rodrigo Galego.
Sobre o técnico
Além do diferencial de ser alguém que já está dentro do clube há quase dois anos e, portanto, ter um notável conhecimento a respeito dele, Rodrigo possui feitos em sua carreira que justificam a escolha do Unifacisa por elevá-lo ao cargo de treinador. No último time do qual fez parte, antes de integrar a comissão técnica da equipe do Jack, o Sampaio Basquete, ele foi campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) de 2022. Foi, também, eleito pela LBF Melhor Treinador da mesma temporada da competição.
Galego iniciou sua carreira como técnico de basquete em 1999, no Distrito Federal, e passou por todas as categorias desse esporte. Também atuou em Santa Catarina, e na base de times como o Sub-19 e Sub-22 do Flamengo, onde foi campeão como auxiliar técnico do NBB em 2018 e em 2021.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa 17 de maio de 2024.