Notícias

Brasileiro de atletismo

Velocidade na pista da Vila Olímpica

publicado: 23/10/2025 09h13, última modificação: 23/10/2025 09h13
João Pessoa sedia, pelo segundo ano consecutivo, a competição na categoria Sub-16, e a Paraíba compete com 73 atletas
2024.11.01_campeonato brasileiro atletismo interclubes © roberto guedes (408).JPG

Atletas de várias regiões do país estarão competindo, a partir de amanhã, em mais uma edição do Campeonato Brasileiro Sub-16 | Foto: Roberto Guedes

por Redação*

Pelo segundo ano seguido, a capital paraibana receberá uma edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16. O evento, que começa amanhã e vai até o domingo (26), é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Federação Paraibana de Atletismo (FPBA).

As disputas serão realizadas na pista de atletismo da Vila Olímpica Parayba (Rua Desportista Aurélio Rocha, s/n, Bairro dos Estados), com entrada gratuita para o público. No entanto, as provas também serão transmitidas ao vivo por meio do canal TV Atletismo Brasil, no YouTube.

“O campeonato terá quase mil atletas, incluindo mais de 200 clubes, representantes de todas as regiões do Brasil, um número muito bom. A Paraíba já tem 73 atletas confirmados e temos boas chances de resultados, sendo eles com a atleta Maria Clara, nos 300 m com barreira, Letícia, no salto triplo, e ainda Raíssa, nas provas de fundo, ou seja, 1.000 m e 1.000 m com obstáculos”, destacou Raony Gondim, presidente da FPBA.

Conforme a programação divulgada pela CBAt, serão seis etapas, duas por dia, a partir das 8h de amanhã. A competição começa com a prova de qualificação de lançamento de disco feminino. A última disputa, por sua vez, está marcada para domingo, às 15h, com o revezamento 4x75 m masculino.

Já as provas de lançamento de martelo serão realizadas na pista da Universidade Federal da Paraíba (Rua José Dionísio da Silva, no 47, Bairro Castelo Branco), no domingo, às 8h30, para as mulheres, e às 10h45, para os homens.

Ao todo, serão 438 atletas no feminino e 483 no masculino, totalizando 921 competidores no evento. Os 73 atletas paraibanos são participantes de oito equipes: Associação Correndo para o Futuro (28),  Associação Paraibana de Atletismo (14),  Porto de Cristo EC (9), Equipe Contra o Relógio (7), Grêmio Vila Olímpica Parahyba, (6), Associação Campinense de Atletismo (4), Associação Paraibana de Basquetebol (3) e ONG Nova Baraúna (2).

A equipe estadual com maior número de participantes tem como destaques Maria Clara Nascimento (80 m com barreiras e 300 m com barreiras) e André Felipe (75 m e 250 m) e, como treinadores, Allan Oliveira e Gabriella Lacerda. “Nossos atletas estão bem ranqueados no Brasileiro Sub-16. A gente espera que pelo menos alguns deles consigam medalhas, alcançar o pódio na competição”, disse Allan, da Associação Correndo para o Futuro.

No ano passado, a competição recebeu 150 equipes. A AABB Atletismo Cascavel (PR) foi a campeã brasileira, enquanto o Sesi-SP foi o vice-campeão e o Sport Club do Recife, o terceiro colocado. Os melhores atletas da competição foram Larissa Schon de Morais, campeã dos 80 m com barreiras e dos 300 m com barreiras, com recorde brasileiro (43.25), e Vitor Hugo Alves Souza, campeão e recordista brasileiro do pentatlo (3.642 pontos), ambos atletas da AABB Atletismo Cascavel.

Em 2024, a competição recebeu 852 atletas (400 mulheres e 452 homens), de 150 clubes de 19 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. A Paraíba esteve representada por 68 atletas.

Jogos Escolares Brasileiros

Na última terça-feira (21), a Paraíba alcançou a marca de 39 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que estão acontecendo em Uberlândia, Minas Gerais. Com as cinco medalhas conquistadas nesse dia, a delegação paraibana ultrapassou o número de pódios de 2024, quando encerrou o evento com 38 medalhas, no Recife, em Pernambuco.

As conquistas do dia vieram com os estudantes-atletas do wrestling: David Ryan, categoria -75 kg, da Escola Alceu Amoroso Lima, de Campina Grande; Waleska de Andrade, nos - 62 kg, do Colégio Intensivo, de João Pessoa; e Ana Cecília dos Santos, nos -66 kg, da Escola Maria Geny de Sousa Timóteo, também da capital paraibana. Os três atletas conquistaram medalhas de bronze em suas categorias.

O dia ainda reservava boas surpresas, pois o estudante-atleta Auzueres Neto, categoria -52 kg, da Escola Municipal Chico Xavier, de João Pessoa, subiu ao lugar mais alto do pódio e conquistou o ouro para a Paraíba na luta olímpica.

Fechando o dia, a atleta Alícia Tavares, da Escola Nossa Senhora de Lourdes, de Campina Grande, conquistou a medalha de prata no caratê, modalidade kata.

Até o próximo sábado (25), os estudantes-atletas competirão na ginástica artística, caratê, wrestling e xadrez. No domingo (26), a competição será encerrada com as últimas partidas do basquete e do handebol.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de Outubro de 2025.