A busca pelo polo aquático tem crescido no estado e, para acompanhar a expansão, o Grêmio Vila Olímpica Parahyba promoverá uma Seletiva Infantojuvenil (de sete a 14 anos). As inscrições já estão abertas e os testes dos interessados serão realizados nos dias 21 e 23 de fevereiro.
A vila já possui equipes Sub-13, Sub-16 e Adulta, masculina e feminina, da modalidade. Segunda a professora Bruna Leite, responsável por instruir novas turmas junto ao professor José Márcio, a intenção é acrescentar o Sub-11 e o Sub-14.
“A ideia da gente é participar dos campeonatos que tem, principalmente no segundo semestre. Nós ainda não estipulamos a quantidade exata de crianças como limite, porque o polo aquático é um esporte difícil; é difícil para ter gente interessada, porque, querendo ou não, muitos nem conhecem a modalidade ainda”, afirma Bruna.
O requisito principal para participar da seletiva é ter domínio do nado em piscina. A instrutora explica o porquê dessa exigência. “A gente estipula que a criança saiba nadar porque o treinamento é dentro de uma piscina funda, em que não se coloca o pé e, como é um treinamento, não podemos ensinar a criança a nadar. Ela tem que, pelo menos, saber nadar o crawl”, comenta.
Todo o processo de inscrição é realizado mediante sinalização de interesse, em comunicado à professora Bruna pelo WhatsApp, no contato 83 99315-9795. Uma vez considerado apto, após a seletiva, o aluno é matriculado, gratuitamente, na Vila Olímpica.
Adaptação à equipe
Os atletas selecionados começarão os treinamentos ainda no fim do mês de fevereiro, com cronograma semanal de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 20h30, e em alguns sábados, no período matutino. As equipes antigas, por sua vez, já retornaram aos treinos na última segunda-feira (12), com o professor Abílio, das 19h30 às 21h30.
“O treinamento vai ser com as categorias juntas, mas planejamos dividir em dias. O professor José Márcio ficaria com segunda, quarta e sexta--feira, e eu ficaria com a terça, quinta-feira e sábado. Inicialmente, o nosso pensamento é esse. E cada um ficaria responsável, em competições, por uma categoria. Mas ainda estamos vendo, porque precisamos saber primeiro o quantitativo de crianças, se vamos conseguir duas equipes, duas categorias. E aí, se a gente conseguir, cada técnico ficaria responsável por uma categoria”, ressalta Bruna.
Atrativos
Fazer parte do time do Grêmio Vila Olímpica Parahyba é contar com uma estrutura apropriada para a evolução individual no esporte, impulsionada por professores capacitados. De acordo com Bruna, a formação dos atletas envolve um treinamento dinâmico e coletivo.
“Primeiramente, a vila é um centro de esportes fenomenal. E a gente quer que o polo aquático seja reconhecido, como foi há muitos anos, quando a Paraíba tinha o nome no topo do Brasil com a modalidade. Nós almejamos esse reconhecimento”, projeta.
“Gostaria que as crianças que chegassem a nós fossem crianças que já têm uma base da natação para não dificultar o treinamento, até para as próprias crianças. É um treinamento, obviamente, mas a gente pretende fazer algo bem dinâmico. Não só nadar e nadar, mas treinos coletivos, com jogos, trabalhos com bola”, complementa a instrutora.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de janeiro de 2026.