De hoje, com o Congresso Técnico, até o próximo domingo (7), João Pessoa será palco da maior edição dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia). As disputas do vôlei começam amanhã. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel-PB), reunirá mais de dois mil estudantes-atletas de 26 estados e do Distrito Federal.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), reúne disputas em 14 modalidades. A maior parte delas será realizada na arena montada no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, que terá aquathlon, águas abertas, beach hand, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, vôlei de praia e vôlei 4x4 misto; o Basquete 3x3 será na Quadra de Manaíra; o skate, no Skatepark Manaíra; o surfe, em Intermares.
A Paraíba contará com uma delegação de 101 pessoas, incluindo atletas e comissão técnica, de quatro instituições de ensino (Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba, Uniesp e Uninassau). O presidente da Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos (FPDA), Antônio Figueiredo, comemora a oportunidade concedida à Paraíba de sediar o evento.
“É uma alegria muito grande, porque, para a gente poder fazer isso, nós temos que ter o apoio governamental. O secretário de Esportes, Lindolfo Pires, ele que encabeçou, ele que quis trazer isso; obviamente que nós, como Federação, agradecemos e agarramos a mão dele para realizar. O que a gente espera por desempenho em casa é a tranquilidade que a gente pode ter”, afirma.
“Às vezes, quando a gente vai fazer fora, muitas vezes a viagem atrapalha um pouco a inscrição dessas modalidades, porque, às vezes, as universidades não têm a condição de comandar todas as modalidades. Mas, como é em casa, temos esse privilégio de ter todas as modalidades com pessoas inscritas, o que nos dá mais chance de conquistar as nossas medalhas. Nós temos um histórico já de boa representação em algumas modalidades, como o futebol, que já faz tempo que nós somos os campeões, o beach hand, também o wrestling; estamos sempre entre os três primeiros colocados neles. Para nós, o importante é manter a confirmação e conquistar um pouco mais daquelas modalidades em que, às vezes, não participamos”, acrescenta.
Além do espetáculo esportivo, Lindolfo Pires, secretário de Sejel-PB, destaca que a competição vai oferecer uma experiência inesquecível para o público local. “Movimentamos a orla com 14 modalidades esportivas que, sem dúvida, serão uma atração para a população paraibana, que terá a oportunidade de vivenciar o melhor do esporte universitário de praia”, complementou o secretário.
PB World Beach Games
A edição deste ano também marca a abertura oficial do Paraíba World Beach Games, que, em seu segundo ano, ajuda a consolidar o estado como referência nacional em eventos de praia e turismo esportivo. O megaevento esportivo terá 70 dias de duração, com competições de diversas modalidades esportivas. Conforme a programação divulgada, haverá disputas de basquete, air badminton, beach soccer, frescobol, futevôlei, natação no mar, beach wrestling (luta olímpica), Jogos de Verão da OAB, beach tennis, polo aquático e ainda, câmbio, entre outros.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de agosto de 2025.