Mariana Lira
Especial para A União
O que começou como um desejo de “ficar forte”, tornou-se uma carreira atlética promissora para Yago Gabriel, de 16 anos, um dos maiores talentos do país no levantamento de peso. O atleta paraibano, que já vem se destacando em campeonatos nacionais e internacionais e sonha em competir nas Olimpíadas de 2024. Apesar das dificuldades, Yago permanece focado em trazer essa honra para o estado da Paraíba.
Yago começou a praticar o levantamento de peso aos 11 anos, por influência de amigos, no projeto do Sesi, chamado 'Atleta do futuro'. Inicialmente, pretendia ganhar massa muscular com a prática do exercício, mas em função do seu potencial constatou que poderia progredir profissionalmente e decidiu investir seu tempo e estilo de vida. “Comecei pensando em ficar forte, mas vi que estava crescendo no esporte e comecei a treinar com garra , porque vi que tinha futuro”, ressalta.
O investimento já resultou em quatro vitórias no Campeonato Brasileiro Sub-15, o título de tricampeão no Sub-17 e participação internacional na segunda edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude no Chile, onde Yago surpreendeu alcançando o 6º lugar.
O próximo campeonato será o Sul-Americano, que acontecerá no Peru, em dezembro deste ano. A meta seguinte é a vaga e a disputa pelo pódio nas Olimpíadas de 2024, para isso, o atleta, junto com o treinador Wagner Araújo, está em constante preparação. "Yago é um talento que desde cedo já se destacou, ele é atualmente o melhor atleta juvenil masculino do país e já vem conquistando medalhas nacionais desde 2013, aos 12 anos", afirma Wagner.
O jovem divide seus dias entre estudo e treino. Ele cursa o 1º ano do ensino médio e pretende graduar-se em Educação Física para complementar sua formação como atleta, pois o plano é “ser um atleta de alto nível”, afirma Yago. Ele complementa dizendo que, “para fazer este esporte, é preciso muita dedicação e vontade, porque você tem que abrir mão de muita coisa”, considerando a rotina intensa.
Ele treina cerca de três horas diárias, de segunda a sábado, e mesmo enfrentando algumas dificuldades para chegar ao box do Crossfit, onde treina, mantém-se disciplinado. “Não é fácil, mas eu amo meu esporte, e não falto por nada”, exclama. Atualmente, suas melhores marcas são 95 quilos na modalidade arranco e 116 quilos no arremesso.
Conforme Yago, o levantamento de peso não é um esporte popular, mas vem ganhando espaço graças ao Crossfit, que envolve exercícios semelhantes. Ele acrescenta que trata-se de um esporte com um nível elevado de dificuldade, o que reduz o número de atletas que praticam e restringe a visibilidade na mídia. Entretanto, Yago incentiva o crescimento, afirmando que o levantamento de peso ajuda muito as pessoas. “Além de ficar com a musculatura forte, ajuda na saúde e ainda possibilita conhecer novos países”, completa.