Agosto das Juventudes: Secretaria Executiva de Juventude realiza audiências públicas regionais

publicado: 09/08/2021 09h02, última modificação: 09/08/2021 09h02
agostodasjuventudes2.jpeg

tags: agosto das juventudes , audiências públicas regionais , qualifica juventude

A Secretaria Executiva da Juventude está realizando uma série de audiências públicas com gestores municipais, a fim de conhecer as demandas dos municípios voltadas para o segmento e divulgar o programa Qualifica Juventude, que visa promover a qualificação profissional e estimular a inclusão produtiva. As audiências integram a programação do Agosto das Juventudes 2021 e a primeira aconteceu na cidade de Cuité, na sexta-feira (6), reunindo gestores das regiões do Curimataú e Seridó.

Participaram representantes das cidades de Picuí, Barra de Santa Rosa, Cubati, Nova Floresta, Baraúna, Sossêgo, Pedra Lavrada, Frei Martinho e Damião, além da própria cidade de Cuité, que sediou o encontro. Novas audiências públicas estão previstas para serem realizadas nas regiões de João Pessoa, Monteiro, Umbuzeiro, Patos e Remígio.

Na ocasião, a secretária executiva de Juventude, Rafaela Camaraense, apresentou o projeto Qualifica Juventudes, lançado pelo Governo do Estado no último dia 2 de agosto, quando foi aberto o Mês da Juventude. A gestora lembrou as dificuldades que os municípios do interior enfrentam e destacou o trabalho que o Governo da Paraíba tem realizado, para atender os anseios e demandas das juventudes.

"Temos o orgulho de estar aqui hoje falando pra vocês, na nossa cidade, na nossa região, a respeito das políticas que o Governo da Paraíba tem executado para nossos jovens, onde a gestão vem trabalhado na política do diálogo, ouvindo os jovens e gestores de todo o estado e construindo juntos. O Qualifica Juventudes vai aos municípios de nosso estado, com a finalidade de promover a profissionalização e qualificar nossa juventude para que obtenha melhores oportunidades de emprego e, assim, para aqueles que não forem absorvidos pelo mercado serão estimulados à inscrição nas linhas de crédito do Empreender Juventudes. É o compromisso do governador João Azevêdo e o nosso neste momento tão difícil que vivemos", frisou.

Na oportunidade, o prefeito de Cuité, Charles Camaraense, ressaltou a importância das políticas públicas para os jovens nos municípios. "É preciso dar oportunidade aos jovens. Precisamos envolver os jovens e inseri-los no mundo do trabalho. Aqui em Cuité, temos tido a oportunidade de contar com muitos jovens que saíram das escolas cidadãs estaduais para trabalhar conosco na Prefeitura e eles têm tido um papel muito importante na gestão municipal", destacou o gestor.

O representante de Picuí, o jovem e conselheiro tutelar Jokinha Dantas, destacou sua vivência no movimento de juventude e como outros jovens de sua cidade têm se envolvido. "Eu tenho a felicidade de ter tido muitas experiências através dos movimentos de Juventude, principalmente no movimento estudantil, Brasil afora. Com essa experiência e unido a um grande companheiro, Neto Borges, também jovem e cheio de esperança, que foi brutalmente assassinado alguns anos atrás, construímos a primeira semana de juventude de Picuí. Com o apoio de um vereador do nosso município, pudemos instituir esse importante evento que mudou a vida de muitos jovens como os que estão aqui hoje. É muito importante o jovem se envolver e buscar o apoio do poder público para construir políticas públicas", enfatizou.

Já o diretor de Juventude de Cuité e anfitrião do evento, Gustavo Eleutério, expressou a sua felicidade em promover o encontro e a semana municipal de juventude. "É muito bom ver aqui tantos jovens comprometidos com a política de juventude. Eu estou muito feliz por estar neste momento contribuindo com a realização da Semana de Juventude de nosso município e este evento vem justamente selar a parceria entre todos os gestores de nossa região pelas ações em prol da juventude do Curimataú e Seridó", comemorou o jovem.

O evento ainda contou com apresentações culturais da orquestra municipal e de jovens do movimento hip-hop da cidade de Cuité. Participaram ainda do encontro secretários da gestão municipal de Cuité e dos municípios circunvizinhos.