A Paraíba conseguiu destaque expressivo no aumento do número de vendas de pacotes de viagens para o estado por meio de operadoras de turismo de todo o Brasil, chegando ao máximo de 95% de aumento segundo algumas operadoras em relação a 2023. Esse e outros números do turismo paraibano foram apresentados ontem para o trade turístico do estado, durante a apresentação do balanço das ações desenvolvidas pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e pela Secretária Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em 2024, e as expectativas para 2025.
No caso do aumento das vendas de pacotes turísticos para o estado (na comparação entre 2023 e os 11 meses deste ano), a liderança no crescimento ficou com a operadora Masterop (95%), seguida de New It (87%) e Azul Viagens (78%). Outras operadoras também tiveram números positivos, como Cativa (64%), Decolar (47%), CVC (45%) e Foco (28%).
A Paraíba também viu crescimento na ocupação hoteleira. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH), a taxa de ocupação hoteleira passou de 69,97%, em 2023, para 72,12%, um aumento de 3,34%. É possível ainda que essa diferença seja maior, pois os dados de dezembro ainda estão em análise. Outro importante dado foi o acréscimo no Cadastro de Prestadores e Serviços Turísticos da Paraíba (Cadastur). Em 2023, foram 1.251 cadastros e renovações, contra 3.321 até novembro de 2024, representando um aumento de mais de 165%.
No caso de infraestrutura, o destaque foi o Aeroporto Internacional Castro Pinto. Em 2023, ele já havia recebido um total de 1,4 milhão de passageiros, mas, até novembro de 2024, já havia superado a marca de 1,6 milhão de viajantes. A Paraíba também foi indicada entre os 10 destinos mais vendidos pela Voa Brasil, e, segundo o Booking.com, a capital paraibana destacou-se internacionalmente como 3º destino com maior procura.
Segundo a secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, houve nesse ano, a ampliação de investimentos em promoção turística pelo governo do estado por meio da PBTur, mas também por ações da Secretaria de Comunicação (Secom), com orçamento para ações de cooperação com as operadoras de viagens.
“Ampliamos de 56 para 70 eventos de turismo e foram mais de nove mil agentes de viagem capacitados em 2024. Nós vimos ampliação da apresentação da Paraíba nos estados, com cachaça, artesanato, programações culturais, levando chefes de cozinha, promovendo nossa cultura, nossa arte, e capacitando todas as regiões turísticas. Saímos de 42 municípios do Mapa do Turismo Nacional para 71”, disse.
Ela acrescentou que o evento de ontem foi uma oportunidade de prestação de contas e de apresentar o planejamento 2025 com o trade turístico o ano todo. “É um trabalho convergente com os municípios que traz esse momento, um vetor do turismo com um grande propulsor da economia da Paraíba”, coloca a secretária.
“Vivenciamos pelo segundo ano consecutivo um dos melhores momentos que o turismo tem nos propiciado aqui no destino Paraíba. Foi um ano de muito trabalho, muito esforço combinado entre investimento público e privado, e isso fez com que os resultados aparecessem não apenas na alta temporada, mas também durante todo o ano”, coloca o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena. Segundo ele, para o ano que vem, as expectativas são muito boas. “A gente vai reforçar o orçamento para investir cada vez mais em promoção e divulgação, que é a missão da PBTur, e eu tenho certeza que 2025, com os feriadões que vamos ter, vai estimular ainda mais o turismo, para que a gente possa ter um oásis turístico na Paraíba. Estou bastante otimista porque 2025 será o ano do turismo da Paraíba também”, destaca Lucena.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de dezembro de 2024.