Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Bloco Portadores da Folia realiza lançamento do estandarte

Notícias

Bloco Portadores da Folia realiza lançamento do estandarte


Muita música e animação marcaram o lançamento do estandarte do Bloco Portadores da Folia, que desfila na próxima terça-feira (18), na orla de João Pessoa. O evento, realizado na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), foi animado pela Ala Ursa do Bairro da Torre e ainda teve a participação do palhaço Pipi. Este ano, o Bloco tem como tema "Cultura, Paixão e Folia".

Na oportunidade, a primeira-dama Ana Maria Lins comentou que o Bloco Portadores da Folia simboliza a importância da inclusão social da pessoa com deficiência numa festa tão tradicional como é o carnaval. "O Governo do Estado dá todo o apoio a este evento que reúne os usuários da Funad, seus familiares, funcionários da instituição e todos aqueles que incentivam a inclusão social. O carnaval é uma festa que deve ter espaço para todos. É muito bonito a gente ver a alegria nos olhos dessas pessoas", falou a primeira-dama. 

A presidente da Funad, Simone Jordão, explicou que esse ano, devido às reformas que estão acontecendo na orla, o Bloco terá concentração no Busto de Tamandaré, em frente à Pizza Nostra, a partir das 14h. "Hoje nós apresentamos o nosso estandarte, que ficou muito bonito, e aproveitamos para fazer essa prévia para o nosso desfile que será dia 18. Esse ano o Bloco Portadores da Folia conta com atrações como a Escola de Samba Independente de Mandacaru e a Banda Furacão do Frevo animando a concentração, além da Banda Acredite, que fará a festa durante o percurso. Os usuários da Funad já entraram no clima e é uma honra muito grande ver as famílias participando desse momento de carnaval que tem tudo a ver com a nossa cultura”, comentou.

A dona de casa Terezinha Cavalcanti é mãe de Eugênio Cavalcanti, de 23 anos, que tem Síndrome de Down e é atendido pela Funad desde os quatro meses. Ela elogiou essa ação da Funad que promove a inclusão dos usuários. “A Funad sempre acompanhou meu filho. E na época de carnaval é uma verdadeira festa, ele gosta demais, se diverte aqui e quando vai para o Bloco Portadores da Folia também brinca muito”, contou. Durante a festa, Eugênio confirmou as palavras da mãe. Ele caiu na folia, dançou, cantou e comentou: “Eu gosto muito dessa festa, é tudo muito animado”.

Maria do Carmo também levou seu filho para participar da folia. Ela comentou que há 25 anos Marcílio Barbosa é assistido pela Funad e sempre está presente nas atividades. “Ele não gosta muito de carnaval, porque tem medo dos ursos, mas na Folia da Funad ele se solta e se diverte muito”, garantiu.

Além da Funad, outras instituições que trabalham com pessoas com deficiência no estado devem participar do Portadores da Folia, a exemplo do Instituto dos Cegos e da Associação Paraibana dos Amigos dos Excepcionais (Apae). E pela primeira vez, o Bloco vai contar com a participação do Hemofolia, bloco do Hemocentro da Paraíba.

"Buscamos essa parceria este ano e estamos muito felizes em poder levar para a avenida a mensagem da importância da doação regular de sangue. Nós que fazemos o Hemocentro vamos somar forças com a Funad e realizar uma ação bacana, levando o incentivo à doação voluntária que salva muitas vidas", falou a coordenadora de ações estratégicas do Hemocentro, Elaine Santana.

 

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41