Notícias

Cadetes do Corpo de Bombeiros irão reforçar prevenção aquática

publicado: 15/10/2018 13h53, última modificação: 15/10/2018 13h53
WhatsApp Image 2018-10-15 at 09.29.00.jpeg

Cadetes recebem instruções especializadas de atendimento pré-hospitalar a vítimas de afogamentos - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: corpo de bombeiros , treinamento , capacitação , prevenção aquática


Teve início nessa segunda-feira (15) a capacitação em salvamento aquático de 29 cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CFO/CBMPB). Os alunos passarão, durante toda esta semana, por instruções especializadas de atendimento pré-hospitalar a vítimas de afogamentos, morfologia das praias e técnicas de salvamento com embarcações – entre outras.

Segundo o subcomandante do Batalhão de Busca e Salvamento do CBMPB, major Arthur Vieira, após esse Treinamento de Salvamento Aquático (TSA) os cadetes estarão aptos para atuar como guarda-vidas nos finais de semana e feriados, reforçando o efetivo da corporação empregado nesse tipo de serviço. Ele explicou que, já durante a formação, os cadetes têm uma carga horária voltada para estágios práticos na área.

A previsão é que, até dezembro, quando terá início a Operação Verão, os alunos dos demais cursos internos em andamento da corporação - a exemplo do de Formação de Soldados, Cabos e o de Habilitação de Oficiais - passem pelo mesmo treinamento de salvamento aquático. O objetivo é preparar o efetivo para o reforço da prevenção no período de férias, em que a movimentação de banhistas é maior nas praias do litoral paraibano.

Ainda dentro das ações proativas do Corpo de Bombeiros visando a redução dos índices de afogamento, estão abertas as inscrições gratuitas para o Surf Salva, voltado para capacitar surfistas na área de salvamento aquático. Até o momento, já há nove inscritos na qualificação, havendo 11 vagas restantes. Os interessados podem acessar o site da corporação, no endereço bombeiros.pb.gov.br, e preencher a ficha de inscrição.

O Surf Salva será realizado no dia 27 deste mês, na praia de Intermares – no município de Cabedelo. O curso segue currículo com padrão nacional, aprovado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).  O objetivo do projeto é capacitar os surfistas da região para realizar resgates em meio aquático e fornecer os primeiros atendimentos às vítimas de afogamento.