A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou uma obra que vai garantir a qualidade no abastecimento na Grande João Pessoa pelos próximos dez anos: os oito filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Marés estão sendo substituídos para preservar a limpeza e a pureza da água nas torneiras dos pessoenses.
De acordo com o gerente regional da Cagepa no Litoral, Thiago Pessoa, a manutenção está sendo feita de forma preventiva, mas é extremamente necessária. “A intervenção vai melhorar o desempenho operacional da ETA, reforçando os parâmetros de qualidade de água dentro dos recomendados pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Essa é nossa preocupação prioritária: oferecer para a população um serviço em conformidade com os padrões de potabilidade”, disse.
O investimento é de R$ 669 mil e a obra segue até 15 de janeiro do próximo ano. O subgerente de Tratamento e Controle de Qualidade do Litoral, João Bosco Ramalho, explica como está sendo feito o processo de renovação do sistema. “São várias etapas realizadas para concluir com eficiência o que está sendo planejado. Primeiramente, está sendo feita a retirada do leito filtrante. As camadas de sustentação serão reclassificadas e só depois recolocado o material reclassificado, complementando com o que foi adquirido. Por último, será colocado o novo leito filtrante, com areia e antracito”, esclareceu.
A manutenção pode interferir no abastecimento da Grande João Pessoa, já que, nesse período, o tratamento será em forma de revezamento nos filtros e não pode haver sobrecarga na vazão. “Para isso, a ETA de Gramame também irá auxiliar o abastecimento nos locais atendidos por Marés até janeiro. Mas, mesmo assim, podem acontecer períodos de intermitência no abastecimento da Região Metropolitana e, por isso, contamos com a compreensão da população na economia do consumo de água, principalmente nesse período”, ressaltou o gerente do Litoral, Thiago Pessoa.